Reclamações mais comuns e providências

Da Redação | 29/11/2004, 00h00

Cobranças indevidas - são aquelas que não foram comunicadas anteriormente, cobranças duplas e aquelas referentes aos serviços que não foram contratados pelo cliente. 

Consumidor negativado indevidamente - os bancos só podem encaminhar o nome do cliente para os serviços de proteção ao crédito nos casos já previstos no contrato de prestação de serviços da instituição. Se enviado indevidamente, ele pode entrar na Justiça e pedir indenização por danos morais. 

Falhas bancárias - problemas como conta ou cartão encerrado sem pedido, devolução de cheques mesmo quando há fundos, entre outros.

Diante de qualquer irregularidade, o consumidor deve buscar uma solução com o gerente de sua agência bancária. Em casos mais graves, registre a ocorrência em uma delegacia de polícia. Peça orientação nos órgãos de defesa do consumidor e/ou na Central de Atendimento ao Público, do Banco Central. É importante que o correntista guarde sempre os extratos, comprovantes e recibos dados pelo banco. Fonte: Fundação Procon/SP

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)