Você se recorda do candidato ou candidata em quem votou nas últimas eleições para o Senado? Esse desafio é apenas uma das novidades do hotsite dedicado ao pleito de 2010, que deve ficar no ar até a posse dos novos senadores, em fevereiro de 2011. Interativa e concentrando todas as informações produzidas pela Secs, a nova página desenvolvida pela equipe da Agência e do Jornal do Senado criou também uma forma de atrair o eleitor jovem.


Na parte inferior da tela, um jogo testa os conhecimentos do eleitor sobre a história do Senado, atribuições do senador e exigências, como a idade mínima para se candidatar ao cargo. O internauta descobre por meio da pontuação onde falhou. O hotsite também considerou a preferência dos jovens pelas redes sociais — pesquisa do DataSenado mostrou que 19% do eleitorado usa a internet para se informar sobre política e 85% do público até 19 anos prefere esse tipo de mídia. 

No alto da página, o Canal do Eleitor exibirá as mensagens postadas no Twitter. "O eleitor vai poder manifestar sua opinião não só sobre o processo eleitoral como também sobre a cobertura jornalística realizada pelos veículos do Senado", explica Marco Reis, diretor-adjunto da Agência Senado. O foco, diz ele, é a eleição para dois terços das vagas do Senado. A ideia é que o eleitor encontre todas as informações sobre essa renovação, como perfil dos candidatos, resultados em tempo real, currículo dos eleitos. Além disso, há reportagens sobre o histórico das eleições, fotos que marcaram os principais acontecimentos, entrevistas sobre eleições em outros países, regras eleitorais no Brasil e outras orientações ao cidadão.

 

Nas Eleições de 2008

cartilha_eleitor.jpg (108178 bytes)


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin