Escolha um corretor de confiança e uma empresa idônea

Da Redação | 09/10/2006, 00h00

Ao escolher um corretor, certifique-se de que ele seja registrado na Superintendência de Seguros Privados, (Susep) que fornece informações pelo telefone 0800 218484. É importante procurar um corretor de sua confiança, pois ele vai representá-lo junto à seguradora. Se você não conhecer nenhum corretor, entre em contato diretamente com uma sociedade seguradora ou banco.

Consulte o Procon de sua cidade para saber se há queixas contra a seguradora.

Faça uma boa pesquisa com várias empresas sobre os valores dos prêmios para cada tipo de seguro, para avaliar se você está fazendo um bom negócio.

Leia todas as condições do contrato e preste atenção nas exclusões e nas garantias oferecidas pelo seguro.

Se for necessário, peça uma minuta para analisar com calma, não deixe nenhuma cláusula passar sem o completo entendimento e, se houver dúvida, consulte o Procon.

É comum haver na proposta questões para avaliação de riscos pela seguradora. Cuidado ao respondê-las, pois qualquer omissão ou mentira pode impedir o pagamento da indenização.

Na determinação do perfil, informe os dados exatos de todos aqueles que usam o veículo, assim como todas as informações a respeito dos hábitos de uso do carro. Se o corretor preencher o questionário, revise-o atentamente.

Verifique qual é a vigência do contrato e os prazos para o pagamento das indenizações em caso de sinistro.

Atenção para a abrangência geográfica do seguro, verifique como ficam as coberturas em caso de ocorrência de sinistro durante viagens.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)