Noticiário da Voz do Brasil foi embrião

Ester Monteiro e Maurício Ribeiro de Santi | 10/02/2017, 16h34

A produção de noticiário sobre o Senado para a Voz do Brasil é o embrião da Rádio Senado. Foi em 1962, com a sanção do Código Brasileiro de Telecomunicações, que o Senado ganhou dez minutos — a Câmara dos Deputados ficou com outros 20 minutos — para divulgar as suas ações no programa.

A Voz do Brasil era um dos principais meios de obter informações sobre os poderes da República. Tinha a maior audiência do rádio, devido ao alcance, garantido pela obrigatoriedade de transmissão por todas as emissoras do país.

Os dez minutos dedicados ao Senado contavam com equipe própria, o Serviço de Áudio. Mais tarde transformado em Serviço de Radiodifusão, cuidava de outras iniciativas de áudio. Eram boletins telefônicos transmitidos para outras rádios e o serviço de som interno da Casa, o conhecido Dim-Dom, que também transmitia as sessões do Plenário e música brasileira.

A criação da rádio beneficiou a produção da parte do Senado na Voz do Brasil. A redação ficava num prédio e o estúdio, em outro. A jornalista Lícia Galiza recorda que locutores e editores corriam de um lado a outro para dar conta de colocar o programa no ar. Depois da nova rádio, tudo ficou mais fácil e o trabalho dos repórteres que foram chegando nos anos seguintes ajudaram a aprimorar o noticiário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)