Expansão ajudou a estimular cidadania

Ester Monteiro e Maurício Ribeiro de Santi | 10/02/2017, 16h35

Nos primeiros anos, as transmissões da Rádio Senado se limitavam a Brasília e a 42 municípios de Goiás e Minas Gerais, no Entorno do DF, pela frequência 91,7 FM. Chegava a todo o país também pelo Sistema Radiosat Digital, mas apenas para quem tinha uma antena apropriada para a recepção.

De 2000 a 2012, a Rádio disponibilizou parte da programação pelo sistema de ondas curtas, alcançando rincões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com linguagem voltada ao público daquelas regiões.

Quando a Rádio Senado completou 10 anos, em 2007, a Mesa Diretora, mais uma vez tendo à frente o presidente José Sarney, aprovou um plano de expansão. No ano seguinte, o Senado já somava 19 canais de concessão de rádio no Ministério das Comunicações.

Ainda em 2008, entrou no ar a emissora de Natal. Era o início da Rede de Rádio Senado, que, nos anos seguintes, chegou a Cuiabá, Fortaleza, Rio Branco, Teresina, Manaus, João Pessoa, Macapá e São Luís. Aos poucos, a Rádio Senado alcançava sua meta e consolidava sua finalidade.

O jornalista Cezar Motta, que foi diretor da emissora em 2001 e integrou a equipe pioneira, afirma que a grande virtude da rádio é mostrar ao público "como é o Congresso por dentro, como funciona, como é o dia a dia do Parlamento".

— Antes, as pessoas sabiam das atividades do Legislativo somente por reportagens de jornal. Agora, com as transmissões de TV e rádio, sabem exatamente como é, tanto os defeitos como as qualidades — diz.

Discussões

O atual diretor, Ivan Godoy, destaca a possibilidade de o ouvinte acompanhar como as leis são feitas, as propostas são debatidas, e não apenas a votação em Plenário.

— As leis são preparadas durante longas discussões de projetos, em comissões e audiências públicas que orientam o voto dos senadores o cidadão tenha noção do trabalho do Parlamento — afirma.

Para o ex-senador José Sarney, a Rádio Senado não apenas atingiu a meta, mas pode concorrer com qualquer das melhores emissoras do país.

— Parece que foi ontem que iniciamos esse grande instrumento em que se transformou a Rádio Senado.  E ela tomou uma dimensão muito grande porque tem uma alta qualidade.

O jornalista Fernando Cesar Mesquita considera que a Rádio Senado cumpre o papel de dar transparência ao Legislativo.

— A mídia privada criticava e atacava o Parlamento, mas sem dar relevância ao interesse real do cidadão. Hoje, com o advento dos veículos de comunicação do Senado, há uma cobertura mais completa e a população pode acompanhar sem interferência o que acontece — avalia.

Para a secretária de Comunicação do Senado, Virgínia Galvez, a Rádio Senado permite ao cidadão exercitar o direito de acompanhar o trabalho do parlamentar em quem votou.

— Esse é nosso dever e nossa razão de existir. E além das transmissões ao vivo, a Rádio Senado fornece informações de utilidade pública e cidadania, por exemplo, nos intervalos da programação musical.

 

comosintonizar.jpeg

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)