Internet facilita participação dos ouvintes

Ester Monteiro e Maurício Ribeiro de Santi | 10/02/2017, 16h34

O ouvinte está bem próximo da Rádio Senado. No último ano da transmissão da Senado Ondas Curtas, encerrada há cinco anos, a rádio recebeu mais de 6 mil cartas e cerca de 39 mil mensagens pela central de atendimento Alô Senado.

O trabalho rendeu frutos. O ouvinte maranhense Cláudio Paixão escreveu histórias para o programa O Senado É Mais Brasil. O hábito determinou sua escolha profissional.

— O programa me inspirou a querer ler e ter mais conhecimento. Ao terminar o ensino médio, saí de Estreito [MA] e vim morar em Palmas, onde me formei em jornalismo — relata.

As reportagens especiais da Rádio Senado conquistaram 24 prêmios ao longo desses 20 anos. A série de documentários O povo cigano no Brasil, por exemplo, composta de 12 programas, recebeu o Prêmio Roquete Pinto e menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. O trabalho deu voz a mais de 600 mil brasileiros, ciganos que vivem, em boa parte, à margem da cidadania.

O avanço da internet e o crescimento das redes sociais aumentaram o alcance da emissora. A transmissão ao vivo e toda a produção jornalística e cultural podem ser acessadas de qualquer parte do país e do mundo pelo portal da Rádio Senado, criado em 2002 e reformulado em 2015. Em 2016, foram publicados 7.221 áudios no site, que registrou mais de 1,3 milhão de visualizações. Além do e-mail, os ouvintes podem se comunicar com a Rádio Senado via WhatsApp, Twitter e Facebook.

Radioagência

Criada em 2001, a Radioagência passou a disponibilizar para outras emissoras de todo o país áudios de discursos, votações e reportagens reproduzidos gratuitamente. Quase três mil emissoras de rádio conveniadas em todo o país reproduzem, gratuitamente, material disponibilizado por meio do Serviço de Radioagência. Diariamente, são publicadas dezenas de áudios, que incluem pronunciamentos, sessões, reuniões de comissões, programas diversos, entrevistas e reportagens em formato mp3.

A jornalista Luciomar Rodrigues, editora da parte da Voz do Brasil sob a responsabilidade do Senado, explica que o ouvinte que quer acessar novamente uma informação pode ouvir o programa de novo na internet.

Acho que essa evolução tecnológica promoveu uma abertura e uma visibilidade maior do trabalho do Senado e do Congresso como um todo.

Como interagir
• Alô Senado: 0800 612211
• E-mail: radio@senado.leg.br
• WhatsApp: (61) 98611-9591
• Twitter: @RadioSenado
www.facebook.com/SenadoFederal

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)