O uso do fogo como fator de produção e manejo em áreas de atividades agrícolas, pastoris ou florestais, é chamado de queimada controlada. A legislação não a proíbe, mas a prática é desestimulada pelos pesquisadores e técnicos dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Pesquisas já demonstraram que as queimadas interferem na qualidade do ar, na formação de chuvas, na física, na química e na biologia do solo, tornando-o mais pobre. O fogo e a fumaça afetam ainda os animais e a saúde das pessoas, além de provocar a destruição de redes de eletricidade e cercas e aumentar os riscos de acidentes rodoviários.

Autorização Independentemente da finalidade, para se fazer uma queimada controlada é necessário obter autorização do Ibama e seguir as determinações técnicas. É preciso verificar diversos fatores, para que a queimada não fuja ao controle. Entre eles, a umidade do ar, a direção dos ventos, a geografia do terreno e o tipo de material orgânico a ser queimado. Além disso, é necessária a preparação dos aceiros nas áreas a serem queimadas. Aceiros são escavações ao longo das cercas e divisas da terra, onde a vegetação é removida, com a finalidade de prevenir a passagem do fogo. Na Amazônia, para reduzir o desmatamento e as queimadas, o Ministério do Meio Ambiente firmou parceria com o governo alemão que prevê o investimento de 5 milhões de euros (R$ 17,5 milhões) em projetos de recuperação das áreas verdes e nas práticas sem uso do fogo.

Para saber mais sobre técnicas alternativas ao uso do fogo, procure o Ibama, a Embrapa ou a Emater de sua região. Em caso de dúvidas sobre essa prática, ligue para o Linha Verde - 0800 61-8080. A ligação é gratuita de todo o país.

Incêndios A maior parte dos incêndios é provocada pela ação do homem. Por isso, a melhor atitude é evitar que eles ocorram. Comportamentos aparentemente inofensivos, como acender uma fogueira, podem se transformar em verdadeira tragédia, como a ocorrida em 2001 no Parque Nacional do Itatiaia. Dois excursionistas acenderam uma fogueira e não a apagaram completamente ao deixar o local, provocando um incêndio que destruiu 2 mil hectares de mata da região. Por essa razão, as brigadas de incêndios fazem as seguintes recomendações:

. Não solte balões ou fogos de artifício
. Não jogue pontas de cigarro nem acenda velas nas estradas ou em áreas com vegetação
. Não queime lixo ou entulho em locais abertos ou em áreas com vegetação
. Quando fizer uma fogueira, certifique-se de apagá-la completamente.

 

 


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin