Consumidor ainda desconhece símbolo presente em rótulo

gorette-brandao | 23/05/2017, 10h40

T.jpgO desconhecimento sobre o significado do T dentro do triângulo amarelo — símbolo presente no rótulo de alimentos com matéria-prima transgênica — foi identificado em pesquisa realizada em 2014 pelo instituto Ipsos em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia).

Dos entrevistados, apenas 6% reconheceram o T como indicação da transgenia do produto à venda. Já 69% declararam não compreender o sentido e 14% o identificaram como sinal de trânsito. Para 2%, era marca de roupa. Somente 3% dos entrevistados identificaram o elemento como informação de que o produto fosse potencial gerador de danos à saúde.

O consultor legislativo Luiz Beltrão, do Senado, salientou que houve praticamente cinco vezes mais pessoas que interpretaram o símbolo como sinal de trânsito do que como algo nocivo à saúde.

Para ele, o alto grau de desinformação sobre o significado da simbologia (85%) torna pouco crível os argumentos de que o uso do T nos rótulos cause reações generalizadas de insegurança em relação aos alimentos rotulados como transgênicos.

Mesmo assim, o consultor afirma que o fato de a maioria da população ignorar o significado do símbolo não deve servir de argumento para seu abandono.

— Desconhecimento se combate com esclarecimento, educação e informação, e não com a omissão de instruções consideradas necessárias para o exercício maduro do direito de escolha — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)