Título eleitoral: como tirar e transferir

Da Redação | 08/05/2012, 00h00

Ricardo Westin

COMO TIRAR O TÍTULO: Amanhã termina o prazo para tirar o primeiro título. O cidadão deve procurar o cartório eleitoral levando comprovante de residência e um dos seguintes documentos: carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar, certidão de nascimento ou certidão de casamento. Carteira de motorista e passaporte não são aceitos, pois não contêm os dados de filiação. Não se paga taxa.

COMO TRANSFERIR O TÍTULO: Amanhã termina o prazo para alterar o local de votação. Quem se mudou de bairro ou cidade deve procurar o cartório mais próximo da nova casa levando título eleitoral (se tiver), documento de identidade com foto (menos carteira de motorista e passaporte) e comprovante de residência. Não se paga taxa. O mesmo procedimento deve ser adotado por quem tem dificuldade de locomoção e deseja votar numa seção eleitoral sem escadas.

COMO TIRAR A SEGUNDA VIA: O cidadão que precisa tirar a segunda via do título (por perda ou roubo, por exemplo), sem alterar os dados do documento, tem até 27 de setembro para procurar o cartório eleitoral. Não se paga taxa.

Dica: Antes de ir ao cartório, se quiser, o eleitor pode solicitar pela internet o primeiro título ou a transferência do documento. No programa Título Net (http://bit.ly/tituloNet), ele informa seus dados e agenda o atendimento. Depois, comparece ao cartório com a documentação exigida e não enfrenta fila para receber o título.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)