No começo, só uma homenagem a São João

Da Redação | 01/06/2009, 00h00

As festas juninas são originárias da Europa, onde eram conhecidas inicialmente como joaninas, por homenagearem o nascimento de São João Batista (24 de junho).


Posteriormente, os portugueses incluíram São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho) na homenagem e passaram a comemorar também a chegada do verão, após um longo inverno de infertilidade da terra.Trazidas para o Brasil ainda no período colonial, as festas contam com elementos como as fogueiras, que fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício e que se tornaram, na Idade Média, um atributo da festa de São João.

De acordo com uma lenda católica, o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte. Segundo a tradição popular, os fogos de artifício serviam para despertar São João Batista e os balões eram soltos (entre cinco e sete unidades) para avisar que a festa iria começar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)