Tontura e zumbidos são sintomas

Da Redação | 16/03/2009, 00h00

Também conhecido como ouvido interno, o labirinto é formado pela cóclea – responsável pela audição – e pelo vestíbulo, que está relacionado ao equilíbrio. De acordo com a otorrinolaringologista Luciana Novellino, as pessoas definem como labirintite a vertigem, uma tontura com características rotatórias, que ocorre quando há alterações no equilíbrio.


O equilíbrio do corpo depende do funcionamento do labirinto e de sua comunicação com os sistemas ocular, proprioceptivo (músculos e articulações) e nervoso central. O médico Arnaldo Linden, mestre em otologia e professor de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que o sistema labiríntico recolhe os impulsos de todos os sensores, e o sistema nervoso central recebe essas informações para serem analisadas. Se as informações forem conflitantes, a pessoa pode ter tontura e enjoo.

Sintomas como tontura, desequilíbrio, surdez ou zumbido podem ser sinais de comprometimento do labirinto. A tontura – que é a sensação errônea de movimento do corpo em relação ao ambiente ou o contrário – tem origem labiríntica em 85% dos casos, mas também pode ser de origem visual, neurológica ou psíquica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)