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Voz do Cidadão Nova central informa sobre direitos dos idosos

 

Cidadania é a palavra que define o serviço "0800-A Voz do Cidadão", posto à disposição da sociedade pelo Senado Federal desde outubro de 1997. Durante 24 horas por dia, o serviço recebe as mais variadas ligações no telefone 0800-612211. Elas abrangem desde sugestões de projetos, comentários sobre a atuação dos senadores e pedidos de informações sobre legislação. A ligação é gratuita. O acesso ao "A Voz do Cidadão" também pode ser feito por e-mail (cidadao@senado.gov.br), fax (0800-612210) ou pela Internet (www.senado.gov.br).

Desde sua implantação, o serviço já recebeu mais de 170 mil ligações, 48 mil delas só no ano passado. As ligações são originadas, principalmente, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Ultimamente, cresceu a busca por informações sobre o projeto de reforma da Previdência.

O serviço funciona da seguinte maneira: uma equipe treinada está disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h, para receber e encaminhar as solicitações. Nos demais períodos, as mensagens são gravadas eletronicamente e, depois, encaminhadas à área devida.

As sugestões para os senadores lideram as chamadas, com quase 50% dos acessos, desde pedidos de discursos até simples comentários. O 0800 também é procurado por interessados em receber publicações ou cópias de leis ou conhecer a tramitação de projetos.

O sucesso do serviço levou, em junho deste ano, ao lançamento da Campanha do Idoso, em parceria com a Subcomissão do Idoso do Senado. Uma central paralela foi criada para esclarecer a população sobre questões relativas à legislação e à tramitação do Estatuto do Idoso.


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