Basta um clique para que o internauta comece a desmontar a impressão de que conhecer o orçamento público é apenas para iniciados. A tela abre um quadro com ilustrações animadas. A voz do locutor indaga a um jovem personagem, que caminha por uma rua de desenho onde tudo funciona, se ele imagina o que seria uma cidade sem orçamento público. No momento seguinte, tudo começa a desmoronar. O locutor pergunta se o personagem sabe por que isso acontece e se tem ideia do que é orçamento público e por que ele é tão importante.

Com esse convite, o internauta pode entrar no Orçamento Fácil, que está alojado na página do e-Cidadania, acessada pela chamada no alto do canto direito do site do Senado (www12.senado.gov.br/ecidadania). Lançado neste mês, o projeto — desenvolvido pelo Jornal do Senado e pela Agência Senado, em parceria com a Consultoria de Orçamento e com apoio da Rádio e da TV Senado — colocou, em uma primeira etapa, nove vídeos à disposição do público, ­totalizando 20 minutos.

— Eles traduzem conceitos técnicos em linguagem clara, simples e didática, de forma a atrair o cidadão — explica a consultora Rita Santos, uma das responsáveis pelo conteúdo do Orçamento Fácil.

Esses vídeos iniciais trazem noções básicas sobre as três leis orçamentárias (o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual) e a tramitação delas. O projeto deve apresentar novos vídeos até o segundo semestre, tratando com a mesma linguagem lúdica e recursos animados assuntos como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a dívida pública, a participação do Congresso na elaboração e execução do Orçamento e a importância da transparência e do controle social na fiscalização dos gastos públicos.

Escolas

É a primeira vez, segundo o consultor-geral de Orçamentos, Orlando Neto, que compôs a trilha sonora do projeto, que o Senado produz um material pedagógico com recursos multimídia voltado para alunos do ensino médio, embora o projeto alcance qualquer cidadão.

— Integrantes de lideranças partidárias na Câmara e no Senado já estão usando informalmente os vídeos do Orçamento Fácil para tirar suas dúvidas — informa Rita.

A função pedagógica do projeto será aprofundada. Um dos planos é desenvolver material de apoio para auxiliar os professores a utilizar os conteúdos em aula e ­estimular os alunos a aplicá-los.

Esse público já é alcançado por outras ações do Senado. A primeira iniciativa foi o concurso de redação, que está na sexta edição. Os selecionados em primeiro lugar em cada estado vêm a Brasília participar do Projeto Jovem Senador. Essas duas ações, como explica a diretora de Relações Públicas, Andréa Valente, fazem parte do Programa Senado Jovem Brasileiro, criado em 2010, com apoio da Secretaria-Geral da Mesa e da Consultoria Legislativa.

— O Senado oferece aos estudantes conhecimentos importantes para o exercício da cidadania, como o processo legislativo. Eles aprendem como é elaborada uma lei e como funciona o Senado — diz Andréa.

A Secretaria de Relações Públicas deve auxiliar na divulgação do Orçamento Fácil. Um dos planos é aproveitar a parceria com o Ministério da Educação, que já divulga o Concurso de Redação do Senado para todas as escolas federais e estaduais de ensino médio. Outra possibilidade é desenvolver um concurso específico sobre orçamento público para os estudantes, inserindo os temas do ­Orçamento Fácil.

O projeto está sendo divulgado pelas redes sociais. Nesta semana, o link deve ser enviado aos 350 mil alunos dos cursos a distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Além disso, segundo o diretor da área, Marcelo Larroyed, o Orçamento Fácil será usado como material didático nos cursos de orçamento deste ano. A meta é capacitar em 2013 cerca de 30 mil alunos.

O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), ONG que há oito anos concientiza jovens a respeito do orçamento, vai usar o site em suas oficinas e enviou o link a 15 mil ­assinantes da sua mala direta.

 


clique para ampliar


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin