Ensine seu filho a lidar com dinheiro

Da Redação | 05/11/2007, 00h00

Preparar os filhos para aprender a organizar as próprias finanças, além de torná-los, no futuro, consumidores conscientes, ajuda a família a cumprir seu planejamento financeiro. 

Por volta dos cinco anos, a criança está preparada para receber as primeiras lições. Cultive sua independência deixando que ela entregue o dinheiro ao vendedor, por exemplo. Deixe escapar um "como está caro esse computador" para que a criança perceba que existem diferenças de valor. Lembre-se de ensiná-la a distinguir entre "querer" e "precisar". Impor limites é importante nesse aprendizado.

Administrar a mesada pode ser uma boa oportunidade para pôr em prática os ensinamentos. Até os 11 anos de idade, é recomendável optar pela semanada. Como têm uma rotina mais simples, a percepção da passagem de tempo é bem mais lenta para as crianças. Controlar o dinheiro num intervalo de sete dias, portanto, ficará mais fácil do que em 30 dias. 

A mesada não deve ser usada como prêmio por tirar nota boa ou por ajudar os pais numa tarefa doméstica. Isso faz parte das obrigações da criança. Também não vale determinar como usar o dinheiro. A criança deve ser livre para fazer suas escolhas. Nessa fase, a lição a ser aprendida é o "custo da pressa". É preciso ensinar a criança e o jovem a juntar dinheiro para realizar o sonho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)