Saúde bucal, um capítulo à parte

Da Redação | 15/06/2009, 00h00

 

Escovar os dentes correta e regularmente é indispensável para evitar cárie,

gengivite e outros problemas bucais

 

Manter uma boa higiene bucal é importante para ter dentes saudáveis, falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Ter bons hábitos, como a escovação e o uso do fio dental, é a maneira mais econômica e menos dolorida de cuidar da saúde oral e diminuir o risco de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

A cárie é a deterioração do dente, e é influenciada pelo estilo de vida da pessoa: alimentação, cuidados com os dentes, presença de flúor na água ingerida e no creme dental, além da hereditariedade. A gengivite começa com uma inflamação da gengiva e é causada pela placa bacteriana ¿ uma película incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Veja as medidas simples que podem ser tomadas para diminuir o risco de cáries, gengivite e outros problemas bucais:

Após as refeições, escovar bem os dentes. Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos e ser feita com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Troque a escova a cada três meses. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores, e, depois, dos inferiores;

escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;

em seguida, escove as superfícies de mastigação;

para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Usar fio dental após a escovação para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. Para usar corretamente o fio dental, siga essas instruções:

enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando cerca de dez centímetros entre os dedos;

segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes;

passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival;

utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;

para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Ingerir alimentos balanceados, com pouco açúcar e amido, e evitar comer entre as principais refeições.

Usar produtos de higiene bucal, como creme dental e enxaguante bucal, que contenham flúor.

Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor indicados por pediatras ou dentistas se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Fazer avaliações regulares com o dentista para evitar que problemas menores se tornem sérios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)