Energia eólica

A força dos ventos é usada há muito tempo para a geração de eletricidade. É considerada limpa, renovável e de baixo custo operacional e de implantação. Sua principal desvantagem é ser instável, sujeita às variações dos ventos. No Brasil, existem várias usinas em operação, principalmente no Ceará. O litoral tem maior potencial, devido à maior velocidade e regularidade dos ventos. Alemanha e Holanda possuem grandes parques eólicos, que representam considerável parcela das suas matrizes energéticas.

Energia solar

Fotovoltaica - Conversão direta da luz em eletricidade. Inicialmente foi usada nos programas espaciais e, com o decréscimo do custo de produção, passou a ter uso comercial.

Termossolar - Usa a energia do sol para o aquecimento de água, substituindo chuveiros elétricos, aquecedores a gás etc. Placas solares e reservatório térmico compõem o sistema, usado em hotéis, residências etc. A energia solar é limpa, segura e inesgotável, e usada normalmente em projetos descentralizados de eletrificação porque ainda não se conseguiu produzir eletricidade em larga escala a partir dela.

Biomassa

O biodigestor é um sistema de produção de energia por meio da decomposição do material orgânico, sem contato com o ar. Entre as matérias-primas mais usadas estão a cana-de-açúcar, a beterraba e o eucalipto (dos quais se extrai álcool), o lixo orgânico (que dá origem ao biogás), a lenha e o carvão vegetal, e outros materiais biodegradáveis. A biomassa tem a vantagem de aproveitar os restos orgânicos, porém ainda padece do problema da entressafra, quando a matéria-prima escasseia.

Energia geotérmica

Provém do calor encontrado no centro da Terra, verificado na erupção dos vulcões ou nas fontes de água termais. Já existem usinas em funcionamento na Nova Zelândia, Estados Unidos, México, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Japão, Filipinas, Quênia e Islândia. Embora de custos mais estáveis que os de outras fontes alternativas, sua exploração geralmente causa impactos ambientais consideráveis. Pequenas centrais hidroelétricas As PCHs são sistemas de baixa potência, que podem ser instalados em regiões ribeirinhas, aproveitando o fluxo natural de um rio ou riacho, sem causar grave desequilíbrio ambiental, já que o rio retorna a seu leito após a geração de energia.

Células a combustível

Energia considerada limpa, fácil e barata, pode movimentar veículos e produzir eletricidade para uso comercial e residencial. Usa o hidrogênio como combustível e é possível obter energia em grande quantidade por meio dela.

Estão sendo pesquisadas outras fontes alternativas de energia, como a que usa a força das marés, mas, à exceção do álcool combustível brasileiro (veja matéria abaixo), nenhuma ainda revelou-se viável para uso em larga escala.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin