Fiscalização dos serviços públicos
Da Redação | 21/08/2006, 00h00Água, esgoto e limpeza urbana
Para reclamar de problemas nos serviços de saneamento, de limpeza urbana e de fornecimento de água, procure em primeiro lugar o serviço de atendimento ao consumidor da companhia. Se o problema persistir, dirija-se à Secretaria de Saneamento e Limpeza Urbana ou ao órgão equivalente do município ou do estado.
Veja os endereços e telefones das companhias de água e esgoto estaduais na internet:www.aesbe.org.br.
Energia elétrica
No caso da energia elétrica, depois de reclamar na companhia, você pode recorrer sucessivamente ao Conselho de Consumidores dessa companhia, à agência de serviços públicos do seu estado, se houver, ou à própria agência federal que gerencia o fornecimento de energia elétrica no país.
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Superintendência de Mediação Administrativa Setorial
SGAN – Quadra 603, módulo J, 1º andar – Brasília (DF) – (61) 2192-8600 – CEP 70830-030
Reclamações: 144
www.aneel.gov.br/30.htm
www.aneel.gov.br
Telefonia
Para telefonia fixa ou móvel (celular), reclame primeiro na operadora do serviço. Se a situação não for solucionada, recorra sucessivamente ao Conselho de Consumidores dessa companhia, se houver; à agência de serviços públicos do seu estado, se houver; à unidade da Anatel no estado ou à sede da Anatel.
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Assessoria de Relações com os Usuários (ARU)
SAUS quadra 6 – blocos E e H – ed. Sérgio Mota – 2º andar – Brasília (DF) CEP 70070-940
0800 332001 e (61) 2312-2000
Fax 2312-2264
www.anatel.gov.br (item Fale conosco/Atendimento eletrônico)
Unidades regionais da Anatel
AC – (68) 3212-0100
Fax 3212-0107
AL – (82) 3305-3122
Fax 3305-3121
AP – (96) 3222-2001
Fax 3224-4443
AM – (92) 3612-6300
Fax 3621-6360
BA – (71) 3340-5301/5200
Fax 3341-5444
CE – (85) 3304-3200
Fax 3257-1118
ES – (27) 4009-6700
Fax 4009-6720
GO – (62) 236-9000
Fax 236-9009
MA - (98) 3214-6000
Fax 3214-6010
MT – (65) 316-8000
Fax 316-8009
MS – (67) 322-7000
Fax 322-7009
MG - (31) 2101-6100
Fax 2101-6150
PA – (91) 3323-2100
Fax 3244-0860
PB – (83) 3214-4800
Fax 3214-4803
PR – (41) 3219-7000
Fax 3219-7007
PE – (81) 3472-8300
Fax 3472-8371
PI – (86) 4009-1500
Fax 4009-1529/1517
RJ – (21) 2105-1850
Fax 2105-1852
RN – (84) 4009-1500
Fax 4009-1511
RS – (51) 3230-1900
Fax 3230-1999
RO – (69) 3217-0200
Fax 3217-0237
RR – (95) 3621-2000
Fax 3621-2032
SC – (48) 3212-7000
Fax 3212-7007
SP – (11) 2104-8800
Fax 2104-8815
SE – (79) 3218-8800
Fax 3211-8800
TO – (63) 3219-6000
Fax 3219-6009
Agências reguladoras estaduais
Vários estados instituíram agências para normatizar, monitorar e fiscalizar a prestação de serviços públicos, às quais podem ser dirigidas reclamações sobre serviços prestados por empresas públicas ou concessionárias de serviços públicos.
AL – Arsal
0800 284-0429
www.arsal.al.gov.br
AM – Arsam
0800 280-8585 – (92) 3234-8787
www.arsam.am.gov.br
BA – Agerba
0800 71-0080
agerba.ouvidor@bahia.ba.gov.br
CE – Arce
0800 85-3838
arce@arce.ce.gov.br
GO – AGR 0800 704-3200 www.agr.go.gov.br
MS – Agepan
(67) 3025-9500 e 0800 600-0506
ouvidoria@agepan.ms.gov.br
MT – Ager
(65) 3618-6100 e 0800 647-6464
www.ager.mt.gov.br
(item Ouvidoria)
PA – Arcon
0800 91-1717
ouvidoria@arcon.pa.gov.br
PB – ARPB
0800 281-6644 e (83) 3218-6681
arpb@arpb.pb.gov.br
PE –Arpe
0800 281-3833 (energia elétrica) e 0800 281-3844
www.arpe.pe.gov.br/canal_atendimento.php
RN – Arsep
0800 84-1009 – (84) 3232-1691
arsepouvidoria@rn.gov.br
RS – Agergs
0800 99-0066
ouvidoria@agergs.rs.gov.br
SP – CSPE
0800 55-5591 – (11) 3293-5100
cspe@sp.gov.br