O que são os psicotrópicos e como atuam no organismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), droga é qualquer substância que, não sendo produzida pelo organismo humano, altera seu funcionamento, restaurando ou prejudicando a saúde.

A questão principal em relação às drogas não é se elas são boas ou más em si, mas sim que relação o indivíduo estabelece com elas, especialmente no que se refere às drogas psicotrópicas ou psicoativas, capazes de afetar os processos mentais (pensamento, memória e percepção).

As drogas podem ser injetadas na pele, inaladas, ingeridas, injetadas na veia ou aplicadas no reto (supositório) – estas duas últimas são formas de absorção de efeito mais rápido – e circulam pelo corpo ganhando maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.

O sangue leva as drogas dos tecidos para o coração por intermédio das veias, de onde ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar dióxido de carbono. Dos pulmões, o sangue volta ao coração pelas artérias, carregando a droga, que passa a alcançar todos os tecidos e órgãos do corpo.

 

 


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin