No Brasil, 35% dos óbitos por doenças cardiovasculares são por morte súbita, ou seja, não apresentam sintomas prévios. As enfermidades podem estar inter-relacionadas e somente um médico pode avaliar cada caso.

CARDÍACAS

Infarto ou ataque cardíaco - É a falta de circulação em uma área do músculo cardíaco, cujas células morrem por ficarem sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. A interrupção do fluxo de sangue para o coração pode acontecer devido a um coágulo que impede a passagem do sangue ou por entupimento da artéria por placas de gordura. 

Arritmias - É quando o coração bate de forma irregular, muito rápido ou muito devagar, sem motivo aparente (é normal o coração bater mais rápido em situações de excitação, medo ou durante a prática de exercícios físicos). O coração de um adulto normal, em repouso, bate de 60 a 80 vezes por minuto. Ritmos cardíacos lentos são chamados bradicardias; ritmos rápidos são taquicardias. 

Insuficiência cardíaca - Ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o restante do corpo. 

VASCULARES

Má circulação sanguínea - É chamada pelos médicos de insuficiência vascular periférica. Os sintomas mais comuns são dores nas pernas, que aparecem com freqüência durante caminhadas, e passam durante o repouso. 

Derrame cerebral - Acidente vascular cerebral (AVC) - É um sangramento no cérebro por causa do rompimento de vasos sanguíneos. Pode acarretar seqüelas e morte. 

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/ e Sociedade Brasileira de Cardiologia


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin