A faxina ideal

Da Redação | 22/06/2009, 00h00

Para manter os espaços e objetos da casa sempre em boas condições de limpeza, recomenda-se começar a limpar de cima para baixo, para não sujar de novo o que acabou de ser limpo. Varra sem levantar poeira ou passe o aspirador antes de aplicar uma solução líquida apropriada, prestando atenção aos cantos das paredes. Concentre-se em um cômodo por vez.


¿ Cozinha: é o local da casa que merece atenção especial em relação à higiene.

¿Limpe-a diariamente com pano úmido, evitando contato entre alimentos e poeira.

¿Reserve panos diferentes para chão, pratos, mãos, fogão, geladeira e bancada, lavando-os separadamente com água sanitária.

¿Lave a esponja com água e sabão após cada utilização, espremendo-a bem e deixe em lugar seco (nunca sobre o sabão). Troque-a sempre que começar a sair fragmentos.

¿Limpe os utensílios da cozinha logo após o uso, para que os resíduos de alimentos e gorduras não se transformem em focos de contaminação.

¿Mantenha os azulejos e as pias livres de qualquer resíduo alimentar ou outras sujeiras. 

¿Lave uma vez por semana os azulejos e janelas.

¿Limpe a geladeira uma vez por semana e o freezer, quinzenalmente.

¿Limpe o fogão após o uso.

¿Uma vez por semana esvazie e limpe a despensa com pano úmido, detergente e álcool e em seguida com pano seco, pois esse é um lugar quente e pode se tornar ninho de insetos.

¿ Banheiro: deve ser mantido limpo e livre de odores desagradáveis. Uma boa ventilação ajuda a renovar o ar. ¿Mantenha os encanamentos sem vazamentos e as louças sanitárias, vidros e portas em bom estado.

¿ Roupa de cama e toalhas: lave pelo menos uma vez por semana.

¿ Lixo: conserve as lixeiras tampadas, limpas e longe dos alimentos para evitar insetos e use, de preferência, as que têm pedais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)