Com fogos, todo cuidado é pouco

Da Redação | 20/06/2005, 00h00

Queimaduras, mutilações, cegueira, problemas auditivos. Se não forem usados com atenção e responsabilidade, os fogos de artifício podem causar acidentes e provocar sérios problemas de saúde. Abaixo, dicas do Corpo de Bombeiros do DF por ocasião da compra e uso dos produtos.

Não compre fogos em estabelecimentos clandestinos ou de ambulantes. Só adquira produtos que contenham, na embalagem, instruções claras sobre as características e formas de manuseio do material. Exija sempre nota fiscal.

Siga rigorosamente as orientações de armazenamento, transporte e uso.

Não solte fogos a partir de lugares fechados, como carros ou residências, ou perto de hospitais, sob copas de árvores ou fiações elétricas. Dê preferência para áreas amplas e sem vegetação. Nunca atire fogos na direção ou perto de pessoas.

Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado.

Nunca transporte fogos em sua bagagem ou em bolsos.

Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício.

Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcoólicas nem entregue esses dispositivos para crianças, pessoas alcoolizadas ou pessoas inabilitadas para o uso.

Em caso de queimaduras, não coloque sobre o ferimento misturas como creme dental, manteiga ou clara de ovo, pois podem provocar infecções. Hidrate o ferimento com água corrente ou soro fisiológico. Não fure as bolhas que se formarem. Se houver sangramento, envolva o ferimento com pano limpo. Procure assistência médica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)