LER é uma das principais causas de afastamento

Da Redação | 07/09/2009, 00h00

Levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social mostra que, entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, as LER/Dort foram os principais motivos de afastamento temporário com concessão de benefícios de natureza previdenciária e acidentária, ao lado dos afastamentos por transtornos mentais. Segundo o diretor do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do ministério, Remigio Todeschini, os dados permitem especificar a incidência dessas doenças e de acidentes de trabalho.


O senador Paulo Paim (PT-RS) aponta, como forma de coibir acidentes de trabalho, uma redução na jornada sem diminuição do salário. "Morrem mais pessoas nos acidentes de trabalho do que nas guerras. Isso já foi demonstrado, pois a preocupação com a produção é maior do que com a vida", afirma, defendendo o fortalecimento das comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas).

Entre os mais atingidos pelas LER/Dort, estão digitadores, operadores de telemarketing, caixas (bancos e comércio em geral), trabalhadores de linha de montagem e produção, escriturários, e trabalhadores em comunicações, confecções, indústrias alimentícias e gráficas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)