Aids - É uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana), que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo contra doenças e agressões biológicas. Com isso, a pessoa infectada se torna vulnerável a várias doenças, incluindo tipos raros de cânceres e outras enfermidades como pneumonia e toxoplasmose.

Transmissão - Somente no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno o vírus da Aids aparece em quantidade suficiente para infectar alguém. Para haver transmissão, o líquido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isso pode acontecer na relação sexual, na transfusão de sangue, no momento do parto, durante a amamentação e ao se compartilhar seringas, agulhas e objetos cortantes infectados.

Teste - Um exame detecta a presença de anticorpos produzidos pelo doente para combater o vírus HIV no sangue. Esse teste se chama diagnóstico sorológico. Por isso, o portador também é chamado de soropositivo.

Sintomas - Há um período de incubação até que os sintomas da doença apareçam. De acordo com as estatísticas, mais da metade dos soropositivos apresenta os sintomas da Aids após oito anos de infecção. Os primeiros sinais são fraqueza, febre, emagrecimento e diarréia prolongada sem causa aparente.

Tratamento - Não é possível eliminar o vírus do organismo. Os medicamentos combatem as doenças oportunistas e impedem a multiplicação do vírus.

Prevenção - Recomenda-se o uso de preservativo (feminino ou masculino) durante a relação sexual, seringas e agulhas descartáveis, o teste prévio no sangue a ser transfundido e o uso de luvas na manipulação de pessoas feridas ou de líquidos potencialmente contaminados.

Fonte: Ministério da Saúde e Fiocruz

 

 

 


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin