Agulha tem diâmetro de um fio de cabelo e causa pouca dor

Da Redação | 20/10/2008, 00h00

O tratamento com a acupuntura começa com uma consulta em que é estabelecido um diagnóstico clínico, envolvendo os conhecimentos da medicina contemporânea e da medicina tradicional chinesa, e são pedidos exames complementares necessários. Quando o profissional tem todas os dados de que precisa, seleciona os pontos de acupuntura, podendo orientar ou associar o tratamento a outros métodos, de acordo com o diagnóstico.

Durante as sessões, é feita a limpeza da pele com um produto antisséptico e as agulhas são inseridas e deixadas nos locais, sendo retiradas após um tempo que pode variar de 20 a 30 minutos. As sessões posteriores podem ser iguais ou ter os pontos modificados, conforme a evolução de cada caso. Geralmente, são realizadas uma vez por semana, mas há casos que exigem sessões diárias.

A sensação de dor na acupuntura é causada pelo uso de agulhas, mas ela apresenta pequena intensidade, é rápida e às vezes até imperceptível. Após a inserção das agulhas, que têm um diâmetro de um fio de cabelo, pode ocorrer uma sensação discreta de choque elétrico, o que é resultado da ativação de terminações nervosas responsáveis pela condução do estímulo da acupuntura.

Pode ocorrer discreto sangramento se pequenos vasos sangüíneos forem atingidos, mas é facilmente estancado, com uma simples compressão. Sangramentos e hematomas ocasionais não devem trazer preocupações quando o tratamento é realizado por um médico experiente, já que geralmente são superficiais.

O princípio da acupuntura é um só, mesmo que apresente variações: craniopuntura, aurículo-acupuntura, moxabustão, eletroacupuntura, laserterapia e ventosas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)