PASSO 3

Da Redação | 23/04/2007, 00h00

Qual o tipo de negócio que desejo abrir?

Qual o formato de negócio mais a-de-quado e compatível com a sua ne-cessidade, conhecimento e disponibilidade?

Franquia

Franquia é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado os direitos de uso da sua marca ou patente e a distribuição exclusiva ou semi-exclusiva dos produtos ou ser-viços registrados por ele. É comum o franqueador ceder também a tecnologia de implantação e de ad-ministração de negócio, mediante pagamento.

Existem vários tipos de relação entre franqueado e franqueador e vários estágios de desenvolvimento de uma franquia. Quanto mais consolidada, menor o risco e maior o controle do franqueador sobre o franqueado.

Antes de investir, é fundamental conhecer todos os aspectos da franquia, tomando cuidado especial em relação às taxas a serem pagas. Procure a Associação Brasileira de Franchising (ABF) para saber mais e observe o mercado, buscando encontrar entre as melhores oportunidades aquelas que mais se aproximam de seu perfil e perspectivas.

É importante conhecer os manuais de instrução e obter informações de outros franqueados e da própria ABF. Evite fechar negócio através de intermediários, como escritórios de corretagem, seja cauteloso com franquias que não cobram taxas e não se esqueça de submeter o contrato a um advogado antes de assiná-lo.

Empresa familiar

Por envolver toda a família, ao mesmo tempo em que é beneficiada pela união e lealdade, pode ser contaminada pelas relações familiares. Exige conhecimento de ferramentas de gestão, planejamento e monitoramento.

Escritório em casa

As maiores oportunidades estão nos seguintes setores: contabilidade, cosméticos, alimentos, confecções, publicidade, computação gráfica e consultorias em geral.

As principais vantagens são: mais qualidade de vida, maior independência e iniciativa, redução de custos (empregados, alimentação, transporte, aluguéis, telefones etc.), rendimentos maiores que os de empregos e facilidade de mudança do ramo de atividade, caso haja insucesso.

Já as desvantagens são: perda de privacidade, confusão entre trabalho e lazer, tendência ao isolamento social, desatualização em conhecimentos gerenciais, dificuldades para evitar sobrecarga de trabalho, interferências de assuntos domésticos e dificuldade de obtenção de crédito, em caso de empresa informal.

Comércio eletrônico

Para o Sebrae, a maior vantagem dos negócios pela internet é que as empresas não precisam ser gigantes para competir porque pode-se vender para clientes de qualquer lugar, 24 horas por dia, com custos reduzidos.

Mas essa atividade tem uma lógica própria e exige conhecimento especializado. É necessário ter uma estrutura empresarial e cuidar especialmente da logística, que é a ciência de fazer chegar o produto certo, na quantidade, lugar e tempo certos, com o mínimo custo.

Empresa individual

Nesse tipo de empresa, a independência é total e os riscos, mais altos, embora os custos possam ser bem menores. Mesmo pequena, nenhum item do planejamento deve faltar.

Sociedade

Aqui, além de planejar, é preciso estabelecer regras claras. O contrato social deve ser redigido com cuidado para evitar desgastes futuros. É recomendável procurar um advogado na hora de formalizar a empresa.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)