PASSO 2

Da Redação | 23/04/2007, 00h00

Quero atuar em qual ramo e setor?

Essa é a primeira e uma das mais difíceis escolhas a serem feitas. O candidato a empresário deve conhecer o ramo de atividade e o setor pretendido, de preferência por já ter trabalhado neles. Experiência, conhecimento do assunto e uma rede de contatos serão essenciais para reduzir os riscos a níveis aceitáveis. Veja os grandes ramos de atividade:

Indústria

Transforma matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrange diversos setores de atividade, desde o artesanato até a produção de instrumentos eletrônicos, passando por gráficas, calçados, vestuários, móveis, couros, serralheria/metalurgia e mecânica etc.

Comércio

Vende mercadorias diretamente ao consumidor – varejista – ou compra do produtor para vender ao varejista – atacadista. São exemplos de setores do ramo: veículos, tecidos, combustíveis, ferragens, roupas, alimentos, laticínios, armarinho.

Serviços

Oferecem o próprio trabalho ao consumidor. É o caso das lavanderias, hospitais, escolas etc. O serviço pode ser prestado nos setores de alimentação, transporte, turismo, saúde, educação e lazer, entre outros.

Como ter uma idéia de negócio?

Pesquise, estude, observe as atividades e pessoas ao seu redor. Um bom começo pode ser uma visita às idéias do Sebrae (www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/ideiasdenegocios.asp).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)