Glossário

Comunicação
Documento

Unidade de registro de informações, em qualquer suporte.

Comunicação
Documento arquivístico

Documento produzido ou recebido, em qualquer suporte, por pessoa física ou jurídica no decorrer de suas atividades e dotado de organicidade.

Os produtos decorrentes das atividades da Secom são documentos arquivísticos.

Comunicação
Documento arquivístivo digital

Documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional.

Comunicação
Dolby Atmos

Sistema de áudio imersivo para cinema e TV.

Jurídico
Dolo

Violação deliberada de dever jurídico, que leva à responsabilização (civil, penal ou administrativa) do agente. Também há dolo quando alguém, ainda que não deseje o resultado danoso, assume o risco de produzi-lo, ao praticar a conduta (dolo eventual).

(Veja Culpa)

Economia
Dotação orçamentária

Também chamada de rubrica. É uma verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a fins específicos. Sua existência é obrigatória para que haja pagamento de qualquer despesa pública.

Legislativo
Dotação orçamentária

Verba prevista como despesa em orçamento público e destinada a fins específicos. Sua existência é obrigatória para que haja pagamento de qualquer despesa pública. Também é chamada de rubrica.

Economia
Dow Jones

Média Industrial Dow Jones. Média ponderada das 30 ações de primeira linha mais negociadas, principalmente do setor industrial, incluindo ainda a American Express Company e a American Telephone and Telegraph Company. O índice Dow Jones é o mais tradicional e o mais cotado entre todos os indicadores de mercado. Os componentes, que mudam periodicamente, representam entre 15% e 20% do valor de mercado das ações negociadas na Nyse, a Bolsa de Valores de Nova York.

(Veja Bolsa de Valores e Nyse)

Comunicação
Download

Gerar uma cópia de um arquivo (ou dados) disponível on-line para ser consumido off-line em um computador, tablet ou smartphone; baixar um arquivo ou produto.

Veja Upload.

Legislativo
DRU

A Desvinculação de Receitas da União (DRU) é um mecanismo legal do Poder Executivo para usar livremente parte da arrecadação de um tributo que, a princípio, teria de ser aplicada em uma área específica. O objetivo é dar maior flexibilidade ao governo federal no comando do Orçamento da União, cujos gastos obrigatórios costumam ultrapassar 90% do total.

O mecanismo surgiu em 1994 como parte do Plano Real e foi incluído na Constituição no ano 2000. Atualmente prevê a desvinculação de até 30% dos gastos obrigatórios e tem validade até 31 de dezembro de 2024. O governo federal já avalia a prorrogação e mudanças na DRU. Desde 2023, estados e municípios têm previsão semelhante na Constituição.

Economia
Dumping

Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar a concorrência e conquistar fatias maiores de mercado, especialmente em exportações.

Comunicação
EAS (Emergency Alert System)

Sistema de alertas emergenciais integrado a redes de TV e rádio.

Comunicação
EBR

Conjunto de softwares da Rádio Senado desenvolvidos para automação dos estúdios e gerenciamento de arquivos de áudio.

Comunicação
Edição

Processo de organizar, ajustar e montar materiais brutos de vídeo e áudio para criar um conteúdo final coeso e alinhado com os objetivos narrativos ou técnicos de uma produção. É fundamental para dar forma à obra audiovisual (filme, documentário, vídeo institucional).

Comunicação
Edição fotográfica

Processo de seleção e tratamento de imagens para ilustrar reportagem ou material institucional. A edição fotográfica faz correções para garantir qualidade e adequação ao contexto visual.

Comunicação
Edição linear

Edição em que, para a escolha das cenas, é necessário percorrer uma fita.

Comunicação
Edição não linear

Edição em que as cenas ou os trechos estão armazenados digitalmente no computador estando disponíveis imediatamente. (TV)

Comunicação
Edição técnica

A edição técnica compreende, entre outras alterações: a eliminação de cacoetes de linguagem; a retirada de pausas nas quais não há conteúdo semântico, em trechos de áudio e vídeo; e, no texto escrito, a adequação para a norma culta da língua e a correção de dados técnicos equivocados, quando necessário. (Rádio e TV)

Comunicação
Editor/editora-chefe

Profissional responsável pelo fechamento e finalização dos telejornais em uma emissora.

Comunicação
Editor(a) de imagem

Profissional responsável por organizar, ajustar e preparar conteúdos audiovisuais para serem exibidos na programação. Trabalha com a supervisão de jornalistas, produtores e diretores para que o material siga a linha editorial da emissora.

Comunicação
Editor(a) de texto

Profissional responsável por revisar e editar um texto.

Em televisão, é quem revisa o roteiro de uma reportagem, orientando o repórter sobre a apuração, a construção da narrativa e a condução das informações. Também guia a  edição de imagens sobre a montagem da matéria e é responsável pela redação da cabeça do telejornal.

Comunicação
Editorial

Texto opinativo de autoria da direção de veículo de imprensa.

Comunicação
Efeito sonoro

Som criado ou modificado artificialmente para complementar produtos de áudio e garantir a ambientação das cenas.

Jurídico
Efeito vinculante

Atributo em razão do qual os resultados dos julgamentos do STF em ADI, ADC ou ADPF, bem como as Súmulas Vinculantes, devem ser observados pelo restante do Poder Judiciário e pela administração pública, sob pena de a decisão ou ato que os contrariar ser cassado no julgamento de reclamação constitucional pelo STF.

(Veja Súmula vinculante)

Legislativo
Eleição a bico de pena

Forma de eleição praticada na República Velha, antes de 1930, cujo voto do cidadão não era secreto e havia controle dos líderes políticos sobre os eleitores.

Legislativo
Eleições gerais

Eleições realizadas simultaneamente em todo o país para eleger o presidente e o vice-presidente da República, governadores e seus vices, senadores e deputados federais e estaduais.

Legislativo
Eleições majoritárias

Modelo de eleição em que vence quem tiver a maioria dos votos, seja por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos, sem contar brancos e nulos) ou maioria simples (ganha quem receber mais votos). É adotado para os cargos do Poder Executivo (presidente da República, governador e prefeito) e para senador.

Legislativo
Eleições proporcionais

Modelo em que, para se chegar ao resultado final, aplicam-se os chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP). O QE é definido pela soma do número de votos válidos (votos de legenda e votos nominais, excluindo-se brancos e nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a vagas. A partir daí, calcula-se o QP, que é o resultado do número de votos válidos obtidos por partido ou coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O resultado corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas por legenda. As vagas a que cada partido ou coligação têm direito são preenchidas por seus candidatos mais votados.

Comunicação
Eliminação de documento

Destruir ou apagar um documento que foi considerado sem valor para guarda permanente.

Economia
Elisão fiscal

Planejamento que visa reduzir a carga tributária a ser paga por uma empresa, valendo-se de meios legais ou de manobras contábeis, mas sem cometer ilícito.

(Veja Elusão fiscal, Evasão fiscal e Fraude)