Miriam Campos Chaparro

Miriam Campos Chaparro
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: Escola Estadual Maria Helena Albaneze
  • Formação: História – Licenciatura Plena
  • Estudante finalista: Yasmin Stefany Jesus de Souza
  • Redes Sociais:

Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?
Resposta – Ministro aulas de História, Filosofia e Sociologia, no ensino médio, no período matutino, na Escola Estadual Maria Helena Albaneze. Eu ministro aulas também na Escola Municipal Ângela Maria Pérez, no período vespertino, para alunos do 6° ao 9° ano, do Ensino Fundamental II, na disciplina de História. Eu leciono há mais de 15 anos.

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador? Conte algo sobre ela.
R – A minha experiência em participar com o Projeto Jovem Senador iniciou após a leitura do regulamento, a pedido da coordenadora Fátima, da Escola Estadual Maria Helena Albaneze. Eu achei interessante e iniciei lendo o material enviado e depois busquei a leitura de outros textos sobre o tema. Eu gostei muito de participar do projeto que foi uma forma de oportunizar aos meus alunos a vivência do trabalho dos representantes políticos do Brasil.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?
R – Após leitura do material sobre o tema, comentei com os alunos e houve interesse deles em trabalhar e desenvolver o assunto. Pesquisei textos sobre o tema e trouxe para a leitura compartilhada em sala. Houve debates e partilha de argumentos.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?
R – Sim, o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos meus alunos porque propiciou leitura e conhecimento sobre o orçamento público e sua utilização para o bem comum do povo brasileiro. Assim, permitiu que os alunos fossem protagonistas e contextualizassem o seu saber.

P - Que tipo de material didático ajudaria você a desenvolver o Projeto Jovem Senador em sala de aula?
R – O tipo de material didático que ajudaria no desenvolvimento do Projeto Jovem Senador em minhas aulas são: livros, vídeos, gibis e outros que apresentassem material gráfico e com pedagogia dinâmica, leitura, debate e discussão de textos.

P - O que acha do site do Jovem Senador? Conseguiu encontrar as informações que precisou?
R – Sim. Eu achei interessante.

P - Tem alguma sugestão para o projeto?
R – A minha sugestão é que seja mais divulgado nos meios de comunicação.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?
R – Após o interesse dos alunos em participar do Projeto Jovem Senador, iniciamos com a pesquisa sobre o tema, visita em sites, leitura de textos, debates e comentários entre alunos e professores participantes. Depois da redação elaborada pelos alunos, foi escolhida a que mais se relacionava ao tema. A repercussão da classificação da aluna foi bem vista pelos colegas, pelos professores, pelos coordenadores e pela direção.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.
R – Foi importante participar do Projeto Jovem Senador para que os alunos percebessem que podem e devem participar de projetos, redações e eventos. Eles são os profissionais do futuro e devem mostrar-se ativos e conscientes mediante o papel de ser social.