Grégor Castro Erbiste

Grégor Castro Erbiste
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: Escola Estadual Padre Chico
  • Formação: Ciências Sociais
  • Estudante finalista: Igor Camilo Ferreira
  • Redes Sociais:

Entrevista

P - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

R –  Me formei em dezembro de 2018 em Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas, e trabalho desde fevereiro de 2019 como Professor de Sociologia para o Ensino Médio Regular e EJA na Escola Estadual Padre Chico.

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador?

R – A experiência foi bastante positiva. Em meu primeiro ano de atuação como professor, a participação do Projeto proporcionou a possibilidade de participar de eventos e cursos desenvolvidos nos âmbitos da escola, que de fato contribuíram para minha formação. Por outro lado, é muito gratificante e encorajador poder participar de um programa de educação para a cidadania como o JS.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?

R – O tema proposto foi trabalhado em forma de “Aulão”, que reuniu diferentes perspectivas sobre o assunto, contando com professores das áreas de Sociologia, Filosofia, História e Geografia.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – Definitivamente, seja no âmbito escolar, pelo fomento a prática da escrita e no emprego de teorias já bem consolidadas por autores das áreas citadas em problemas cotidianos, seja para a vida, ao evidenciar uma educação cidadã voltada à inserção dos jovens na atividade política.

P - Teve alguma dificuldade para participar do Projeto?

R – Não, a escola proporcionou as bases e os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades programadas.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R – Esse ano, em particular, foi bastante propenso ao desenvolvimento de atividades que beneficiassem os estudantes que desejassem fazer parte do Programa. Desenvolvemos “aulões” e cursos contraturnos de redação para os estudantes, em parceria com professores de diversas áreas e a direção da unidade. Na ocasião da divulgação da classificação do Igor, estávamos em horário de aula e o estudante encontrava-se em uma viagem de campo. Ao chegar a escola, foi recebido com fogos e parabenizado por seu esforço e dedicação que culminaram no resultado alcançado.

P - Participa ou já atuou em outros projetos voltados para a educação do jovem brasileiro?

R – Não, o Jovem Senador é a minha primeira experiência.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R – Segundo o educador Paulo Freire, “educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. Nesse sentido, luto veementemente para que os estudantes possam usufruir de uma educação pública, gratuita e de qualidade, através da qual serão capazes de utilizar das ferramentas que escola proporciona para desvelar as injustiças e compreender com clareza o nosso papel no meio social em que vivemos, de modo que a educação se faça de forma verdadeiramente libertadora.