Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Giovanna Moura Sotelo

Giovanna Moura Sotelo
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: EETI Eng. Prof. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo
  • Cidade: Manaus - AM
  • Professor(a): Alexandra Chaves Brazão de Souza

Entrevista

Pergunta - Já escolheu em que área quer estudar / trabalhar?

Resposta – Medicina

P - Você atua e/ou pretende atuar na política com mandato eletivo? É filiado a algum partido político?

R – Não

P - Como você acha que deve ser a participação política dos jovens em sociedade?

R – Apesar de a maioria das atividades políticas não atribuírem obrigatoriamente a participação dos jovens, é preciso que haja o estímulo da participação direta seja nas eleições, seja em ações sociais. Dessa forma a parcela mais jovem da população estará se preparando para tomar as decisões corretas a respeito dos caminhos para a construção de uma sociedade igualitária e mais consciente de todas as ações governamentais.

P - Você conhece alguém que seja inspirador? Por quê?

R – A sueca Greta Thunberg. É uma jovem ativista que iniciou a greve internacional contra as mudanças climáticas. Ela se tornou inspiração para muitas pessoas em todo o mundo devido ter somente 16 anos e lutar contra uma das causas mais comprometedoras para o planeta – o Aquecimento Global. A coragem e determinação com que ela luta por esses direitos faz-me acreditar que juntos podemos melhorar os mais variados fatos críticos para a humanidade.

P - Qual o seu hobby?

R – Não costumo ter tempo livre, mas quando o tenho aproveito para ler um livro, aprender novas técnicas musicais ou mesmo sair com os amigos.

P - Qual é o seu livro favorito?

R – O mundo de Sofia – Jostein Gaarder

P - Qual o papel de sua família na sua formação?

R – O papel da minha família é fundamental devido ao apoio e à motivação para alcançar meus objetivos sem medir esforços.

P - O que o(a) motivou a participar do Jovem Senador 2019?

R – Saber que, a partir do Projeto, tenho a capacidade de mostrar a importância do engajamento não só do jovem, mas de toda a sociedade na política e que temos a possibilidade de construir um país mais justo.

P - Conte como foi a seleção para o Jovem Senador em sua escola.

R – Primeiramente foram apresentados os cartoons e vídeo sobre Orçamento Público em sala de aula, foi também requerida uma pesquisa sobre Orçamento Público para posteriormente realizar um debate e solicitada a redação com o tema do Projeto Jovem Senador. Por fim, a professora de Redação realizou as correções e a classificação.

P - Como foi a repercussão em sua escola sobre a notícia de sua classificação para o Jovem Senador?

R – Eu recebi a ligação do Senado informando-me que havia sido escolhida para representar o Amazonas em Brasília e logo comuniquei minha orientadora e todos os meus amigos. Horas depois o ensino médio todo já me desejava os parabéns. Em geral, a repercussão foi bastante positiva com abraços e comentários pelos corredores e até com entrevista para o jornal da escola. A nomeação de Jovem Senadora fez de mim um instrumento de incentivo para os demais alunos a escrever redação.

P - Cite uma frase que você gosta.

R – “Se tiveres de ir a algum lugar, não te preocupe a vaidade fatigante de ser o primeiro a chegar. Se chegares sempre onde quiseres, ganhaste.”  (Paulo Mendes Campos)

EETI Eng. Prof. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo
Diretor:
Amarílis Barroso dos Santos
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11