Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Francisca Hevalda Adriano Soares

Francisca Hevalda Adriano Soares
  • Ano de participação: 2019
  • Cidade: Morrinhos - CE
  • Escola: Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos
  • Formação: Graduada em Estudos Sociais; Pós-graduada com especializações em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA) e Mídias na Educação (UFC).
  • Representante na semana presencial, em Brasília: (Francisco Deronildo da Costa)
  • Estudante finalista: Alan Alves Henrique Ferreira
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Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

Resposta: Sou professora há vinte e oito anos e, durante esses anos, exerci diversas funções na área educativa: Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Fundamental e Médio, professora de Geografia no Ensino Médio, professora regente do Laboratório de Informática Educativa e, atualmente, professora coordenadora do Centro de Multimeios. Vale ressaltar, que há vinte e um anos leciono na EEM Carminha Vasconcelos.

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador? Conte algo sobre ela.

R – Trabalhar o Projeto Jovem Senador é sempre um momento de muito aprendizado, uma vez que ele incentiva a pesquisa e oportuniza uma reflexão sobre a participação do cidadão na política e no exercício da cidadania. A edição do Jovem Senador 2019 foi, para mim, uma experiência ímpar, pois ver um aluno de nossa escola ser destaque é motivo de muita satisfação e nos dá uma sensação de dever cumprido.

P -Como trabalhou o tema na sala de aula?

R –  O material chegou à nossa escola no final de junho. Por conta das provas finais e por ser término de semestre, o material só foi divulgado no início de agosto. Assim, foi feita a socialização do regulamento do Projeto em sala de aula, sensibilização e incentivo para que os alunos participassem. A partir desse momento, deram-se início aos estudos e pesquisas a cerca do assunto, tendo como foco o tema da redação.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – Certamente. Por meio do Projeto Jovem Senador, o aluno tem a oportunidade de ampliar seus conhecimento sobre cidadania e o papel do cidadão em sociedade, além de entender e reconhecer quão importante é a atuação do Poder Legislativo.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R – Tão logo o aluno foi notificado que tinha sido finalista, a notícia se espalhou nos grupos de whatsapp da escola e a alegria foi geral. Durante o Recreio Alegre, o aluno foi parabenizado pelo núcleo gestor, professores, funcionários e colegas.

P - Participa ou já atuou em outros projetos voltados para a educação do jovem brasileiro?

R – Participei do Projeto Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R – A vida é feita de escolhas. Escolha ser um vencedor!

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