Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Yazigi Cristine Comitre de Carvalho

Yazigi Cristine Comitre de Carvalho
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental e Médio
  • Cidade: Ubiratã - PR
  • Professor(a): Ana Graça de Albuquerque

Sou bem jovem. Tenho 15 anos. Gosto de ler, desenhar, confeitar bolos e cupcakes e assistir séries. Meu livro preferido é “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Ainda não tenho ideia formada do que quero fazer após concluir o Ensino Médio. A certeza que tenho é que não pretendo atuar na política.

Acho que é de suma importância que os jovens busquem participar da política através da aquisição de conhecimento e formação de opinião a respeito, uma vez que são esses mesmos jovens que futuramente virão a fazer escolhas políticas em conjunto com a sociedade. E, apenas pelo acúmulo de conhecimento eles poderão fazer uma melhor leitura da sociedade, como diz Jostein Gaarde, no livro “O Mundo de Sofia”: “Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas”. Pela lente do conhecimento, da educação, poderemos olhar o mundo de uma forma mais positiva.

A minha família foi fundamental na minha formação pois foi a responsável por me orientar em meus primeiros anos de vida e na formação de caráter.

Em minha escola, a redação para o Concurso de Redação do Senado foi incluída como uma atividade avaliativa na matéria de Português. A professora selecionou as redações de cada sala e dessas foram escolhidas duas para serem revisadas para a seleção final.

Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental e Médio
Diretor:
Elcia Godinho de Moraes da Silva
Professor orientador:
Ana Graça de Albuquerque
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11