Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Ana Graça de Albuquerque

Ana Graça de Albuquerque
  • Ano de participação: 2018
  • Cidade: Ubiratã - PR
  • Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental e Médio
  • Formação: Letras
  • Estudante finalista: Yazigi Cristine Comitre de Carvalho

A professora Ana Graça trabalha com educação há 15 anos, tendo iniciado sua experiência lecionando Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, em escolas da rede privada.

Após dedicar-se alguns anos à Educação Infantil da rede municipal, leciona atualmente Língua Portuguesa na rede estadual e é professora de Educação Especial na APAE de sua cidade.

“Desafiante” e “exitoso” foram os adjetivos utilizados pela professora finalista do Paraná, ao comentar sua experiência no Projeto Jovem Senador: “apesar do gênero textual ser corrente em meu trabalho, a temática estava muito ligada a questões históricas e sociais”, comenta. Neste ano, o tema “A constituição Cidadã 30 anos depois” exigiu um intenso trabalho de leitura e pesquisa em sala de aula: “o trabalho superou o esperado pelo envolvimento dos alunos durante todo o processo, que incluiu leituras, pesquisas, discussões, palestra”.

Para Ana, “o conhecimento do que a Constituição significa para um Estado e a análise de como a mesma se efetiva é de suprema importância para a formação cidadã de nossos alunos. Entender que direitos e deveres estão relacionados e que a organização dos mesmos em um documento é resultado de lutas e um longo processo burocrático permite que a juventude se emancipe com mais responsabilidade”.

“A classificação trouxe ao ambiente escolar mais crença e entusiasmo para com o trabalho em sala de aula. Quem trabalha em escolas públicas sabe o quanto os esforços são intensos e   contínuos. Quando se alcança o reconhecimento é motivo para celebrar, e foi isso que aconteceu em nossa escola. A premiação em um projeto tão significativo como o Jovem Senador alegrou a todos da instituição e incentivou os jovens a participar de projetos com esse enfoque, e o fato tornou-se notícia”, reconhece Ana.

 

Umas mensagem para seus alunos

“Aprender é o que nos humaniza... Incontáveis são os espaços em nossa sociedade em que podemos aprender, porém nenhum deles é tão expressivo quanto a escola! Quem frequenta a escola tem sempre mais de uma escolha. Seja aquele que escolhe APRENDER e TRANSFORMAR!! Leia, questione, preste atenção, duvide, escreva, apague, reescreva... Assim você terá condições de transformar suas ideias, condutas, seu cotidiano, seu município, seu estado e até mesmo seu país em algo muito melhor. Acredite!”

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11