Alexandra Nascimento de Souza

Alexandra Nascimento de Souza

Com a experiência de mais de vinte anos como professora de Língua portuguesa, Alexandra diz que participar do Jovem Senador foi uma experiência muito boa: “para partilharmos saberes, temos que adquiri-los primeiramente, ou seja, foi um aprendizado para mim também porque tive que pesquisar e estudar”.

O trabalho teve início com a divulgação do projeto e a apresentação do tema “de forma prazerosa”, segundo ela, que ressalta ter reforçado junto aos alunos o quanto seria rico o aprendizado com assunto de tanta relevância. “Propus pesquisas e após alguns dias, retomamos a discussão, só que com mais informações para então produzirem os textos”.

Sobre as atividades realizadas em sala de aula sobre o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”, a professora finalista promoveu uma discussão sobre o que é a Constituição Federal e o que ela representa para o povo. Em seguida, realizaram um estudo sobre o texto constitucional antes da reformulação e os motivos para sua alteração em 1988. Ao final, foi discutido o que precisa ser feito para que a Carta Magna realmente seja a garantia dos direitos assegurados.

Para Alexandra, a importância do Jovem Senador para os alunos tem um caráter multidisciplinar: “nós ultrapassamos os campos da Língua Portuguesa através de estudos próprios da disciplina e exploramos outras áreas do conhecimento como história, sociologia e filosofia”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Tenha um projeto de vida... Estabeleça metas, mantenha o foco, seja otimista, valorize a família e as boas amizades, não pare de estudar e seja feliz, pois com certeza seu futuro será promissor”.