Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Mariza de Jesus Ferreira

Mariza de Jesus Ferreira
  • Ano de participação: 2018
  • Cidade: Novo Alegre - TO
  • Escola: Colégio Estadual Dr. João D' Abreu
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras – Inglês/Português
  • Estudante finalista: Marcos Paulo Araújo Moreira

A professora Mariza, com a experiência de quem há onze anos leciona inglês, português e redação, faz questão de destacar a sensação de participar do Jovem Senador: “foi instigante, inovador e difícil...mas, acima de tudo foi um aprendizado expansivo e gratificante”.

Em sala de aula, trabalhou intensamente - e em etapas – o tema deste ano “A Constituição Cidadã 30 anos depois”: “apresentei o tema para os alunos da turma do ensino médio, depois fiz uma pesquisa detalhada sobre a história da Constituição Federal, suas mudanças e sugeri uma pesquisa delimitada dos assuntos: Saúde, Educação e Bem-Estar Social, visto que durante a apresentação em slides, eles demonstraram melhor conhecimento nestas áreas. Depois da pesquisa foi feita a primeira produção, a qual foi corrigida, devolvida e indicadas sugestões de aprimoramento do texto. Depois da devolutiva dos alunos, surgiram textos surpreendentes. Solicitei auxilio da coordenação e do gestor para aprofundamento do tema e, por fim, foram novamente refeitos os textos”.

Para a professora, a consequência de todo esse esforço foi transformar os alunos em jovens conscientes dos direitos e deveres básicos do cidadão.

A conquista do aluno Marcos Paulo, autor da redação “Pilares constitucionais consolidados”, repercutiu na mídia local, nas redes sociais e destacou o aluno, a professora e a comunidade escolar na cidade de Novo Alegre, em Tocantins: “cartazes de felicitações foram afixados no colégio e podemos perceber que todos da escola, da cidade ficaram muito orgulhosos com nossa classificação”.

Uma mensagem para seus alunos

“Que leiam, escrevam e participem dos concursos externos, que poderão levar a um aprendizado totalmente extracurricular”.

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