Odiceia Maciel de Almeida

Odiceia Maciel de Almeida
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Maria Carmelita do Carmo
  • Formação: Licenciatura em Letras, Bacharel em Direito e possui pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola
  • Estudante finalista: Luana Sampaio Freire

A professora Odiceia Maciel tem mais de quinze anos de experiência em sala de aula, tendo lecionado em dois estados: Pará e Amapá (há mais de doze nesse último). Além da Licenciatura em Letras, é Bacharel em Direito e possui pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola.

Em sua terceira participação no Projeto Jovem Senador, ressalta sua importância para os estudantes: “é um projeto de extrema relevância dentro do ambiente escolar, visto que oportuniza discussões sobre uma pluralidade de assuntos, mesmo que estes não estejam diretamente atrelados ao tema da redação do Senado Federal. Dessa forma, posso contribuir para a formação crítica dos meus alunos e alunas por meio das atividades desenvolvidas em sala e fora dela”.

Odiceia nos conta como abordou o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois” em sala de aula: “trabalhei o projeto ao longo de todo o segundo bimestre escolar com as minhas turmas, organizando as atividades em três momentos: no primeiro momento, expliquei aos discentes o que é uma constituição federal, quais os principais princípios que estão explícitos ou implícitos em seus artigos e que garantias ela traz para a democracia no brasil; no segundo, abrimos rodas de conversa sobre temas relacionados aos eixos temáticos cidadania e direitos humanos. Em seguida, assistimos alguns vídeos que versavam sobre os 30 anos da Constituição Federal de 1988, seu contexto histórico de elaboração e promulgação, bem como a sua importância para o regime democrático, seus avanços e lacunas; no terceiro momento os discentes iniciaram suas produções escritas, que posteriormente, depois de várias correções, passaram pelo processo de seleção”.

Para a professora, o Projeto Jovem Senador é uma importante ferramenta de trabalho junto aos alunos: “o projeto favoreceu discussões que aumentaram a percepção dos discentes sobre cidadania e participação política no Brasil”.

Quanto à classificação de sua aluna Luana Sampaio, nos diz: “foi uma alegria muito grande para a comunidade escolar, para a jovem selecionada, sua família e amigos”.

Uma mensagem para seus alunos

“A verdadeira educação é aquela que desenvolve em nós, antes de tudo, a compaixão e o desejo de pacificar o mundo”.