Campeão pela quarta vez do Jovem Senador, Satírio Francisco é professor do Centro Estadual de Tempo Integral José Alvez Bezerra, na cidade de Monsenhor Hipólito-PI. Sua escola, inclusive, já conquistou seis vezes uma vaga no JS. Apesar de suas várias participações, o professor do Piauí acredita que a experiência é única a cada edição – “Essa vai ser a quarta vez que vou participar deste projeto. As três vezes que já participei considero que foi uma experiência incrível, maravilha, indescritível. Pois, cada vez que participo é algo diferente, é uma experiência nova e mais apaixonante. Sempre adquiro novos conhecimentos e construo novas experiências”.

Experiente no JS, o professor Satírio dá as dicas de como realizou o trabalho com os estudantes: “Sempre procurei realizar um trabalho com muito amor e dedicação, de forma incansável focando o desenvolver, em meus aluno, competências e habilidades voltadas para a produção textual; no caso do projeto jovem senador, repassei o tema logo no início do ano letivo, falando do projeto e de sua importância para a participação cidadã, bem como, apresentei o tema aos alunos e procurei incentivá-los falando da nossa experiência com o projeto e da possibilidade de que todos tinham de vencer”.

Satírio sempre estimula a pesquisa prévia, o debate e o senso crítico dos alunos antes de dar início à produção textual - “Num segundo momento, procurei munir os meus alunos das informações mais preciosas e importantes sobre o tema em questão e pedi para os mesmos irem realizando pesquisas e buscando mais informações relevantes sobre o tema. No decorrer do ano, fui dando dicas e ideias de como eles deveriam fazer para abordarem o tema da melhor forma possível ao produzirem seus textos. Claro que no caso da aluna Lanielle, ela sempre se mostrou muito competente em produzir textos e, em consonância com o nosso trabalho, não deu outra, o resultado foi esta esplendorosa conquista”.

Os trabalhos do JS 2018 na escola do professor Satírio foram importantes, pois contou com a participação de todos os alunos do Ensino Médio. Com o resultado final, como primeiro colocado na etapa nacional, toda a comunidade celebrou junto a conquista da aluna Lanielle e de seu orientador. Segundo Satírio, “a repercussão foi incrível. A sensação de alegria e de orgulho que se estampou no rosto de todos na escola e na cidade, por esta tamanha conquista, foi indescritível. A escola realizou em passeata pelas ruas da cidade em comemoração e todas as pessoas saiam para as ruas para observar e para nos parabenizar”.

Para o professor Satírio, o Projeto Jovem Senador sempre contribui para a formação política, cultural, cidadã e intelectual dos alunos.

Uma mensagem para seus alunos

“A vida é cheia de obstáculos e exige de todos nós empenho e foco na busca dos nossos ideais. Sendo assim, aquele que deseja ser um vencedor, deve estar disposto a dedicar todo o seu esforço com todo amor, garra e responsabilidade, na buscar da realização de seus sonhos. Pois, acredito que a nossa mente é mais poderosa do que pensamos e, por isso, somos capazes de ser e tudo aquilo que nos determinamos ser”.