Ana Maria Cardoso da Silva

Ana Maria Cardoso da Silva
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Colégio Estadual Antônio Figueiredo
  • Formação: Licenciada em Letras-Português e Literatura de Língua Portuguesa; Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literatura; Pós Graduada em Mídias na Educação; Pós-Graduação em Educação especial e Inclusão
  • Estudante finalista: Laiane Michele Silva Souza

Experiência e capacitação são palavras que definem bem a professora Ana Maria. Leciona Português e Literatura Brasileira há 25 anos, tendo se dedicado nos últimos dezesseis anos exclusivamente ao ensino médio. Além da vasta experiência em sala de aula, é pós-graduada em Literatura, Língua Portuguesa, Mídias na Educação e em Educação Especial e Inclusão.

Sobre a experiência com o Projeto Jovem Senador, Ana Maria relata: “tive contato com o projeto Jovem Senador pela 1ª vez em 2015, quando uma aluna do nosso colégio, orientada por mim, conseguiu se classificar em 2º lugar. Desde então, venho trabalhando e incentivando meus alunos a participarem pois, o projeto é maravilhoso, além de ser uma oportunidade ímpar para que os mesmos possam crescer pensando nos problemas e nas soluções de várias questões que atingem a nossa comunidade”.

Em 2018, a professora finalista utilizou vários recursos para desenvolver o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois” junto aos seus alunos: mostrou vídeos, realizou leitura de textos e promoveu uma palestra. Ainda segundo a professora, o site do Jovem Senador, hospedado na página do Senado Federal, “contém todas as informações necessárias e me ajudou muito”.

Para ela, o Jovem Senador estimula nos alunos a capacidade argumentativa, indispensável ao desenvolvimento de textos de qualidade.

Com a classificação da aluna Laiane Michele para representar a Bahia no Senado Federal, o Projeto Jovem Senador tornou-se “o assunto do ano”, tanto no Colégio Estadual Antônio Figueiredo quanto em Ibiassucê, sua cidade: “todos ficaram e estão encantados. Muitos me procuram para saber como é o projeto e o que fazer para participar”.

Uma mensagem para seus alunos: “Que eles abracem as oportunidades que surgem a cada momento em suas vidas”.