Deives de Oliveira Barbosa Gavazza

Deives de Oliveira Barbosa Gavazza
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual Mario David Andreazza
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras e Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico.
  • Estudante finalista: Aymê Tavares da Silva

O professor Deives possui mais de 20 anos na área de Educação, tendo lecionado nas redes pública e privada de ensino, predominantemente nos Ensinos Fundamental e Médio, e também atuado como tutor do Curso Mídias na Educação, ministrado através do MEC.

Em 2017, Deives conseguiu classificar o aluno Darlan, com a redação “Combatendo a intolerância religiosa para exercer o respeito”. Já em 2018, com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”, o professor bicampeão teve como orientanda a aluna Aymê, autora da redação “Constituição Cidadã: o ponto de partida para a mudança”.

Para ele o professor de Roraima, o Projeto Jovem Senador é uma ferramenta de extrema importância a ser trabalhada em sala, com os alunos: “o tema sempre é abordado em conversas informais, discussões em sala, em projetos da escola. Procurei informar, esclarecer os alunos sobre o projeto. Uma aluna, porém, atendeu ao chamado, mostrando-se interessada. Dessa forma, trabalhei diretamente o tema com ela. Foram algumas semanas de pesquisa, de texto vai, texto vem. Procurei dar dicas para a melhoria do texto, que eficazmente foram atendidas”.

Deives acredita, ainda, que a experiência extrapola o ambiente das salas de aula, instigando os alunos a se sentirem capazes de participar mais efetivamente: “importante saber que posso contribuir para o fortalecimento do protagonismo juvenil, levar esperança e perspectivas de crescimento e sucesso aos alunos”.

Sobre a classificação da aluna finalista, nos conta com orgulho seu sentimento: “sensação de que valeu a pena acreditar nela e corresponder à sua confiança quanto ao convite que me fez para ser o seu orientador”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“O que nos move enquanto professores é acreditar que somos capazes de contribuir para a formação de cidadãos críticos, cônscios de seus deveres e direitos, capazes de provocar mudanças significativas para o bem da sociedade. Nós acreditamos em vocês (alunos) e esperamos que a recíproca tenha a mesma intensidade!”