Onison Carlos Lopes de Sousa

Onison Carlos Lopes de Sousa
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa
  • Estudante finalista: Ana Beatriz Johnson Barros

Professor com dez anos de experiência, nos ensinos fundamental e médio, Onison iniciou sua formação profissional em Tefé, cidade localizada no interior do Amazonas. Em Alvarães, cidade vizinha, iniciou o magistério. Desde o ano de 2012, trabalha em Manaus.

Faz questão de destacar uma passagem especial em sua trajetória profissional: ter lecionado Português em uma aldeia indígena, na região do Médio Solimões.

Ao conhecer o Jovem Senador no ano de 2017, o professor, que possui licenciatura em Letras/Português, envolveu-se com o Projeto de tal forma que, após realizar um trabalho intensivo com os alunos em sala de aula, professor, aluno e escola alcançaram a segunda colocação estadual no Concurso de Redação, cujo tema foi “Brasil plural: para falar de intolerância”. Onison relembra a sensação: “foi uma conquista importante e me senti honrado em ver o meu aluno na segunda colocação estadual”.

Em 2018, em parceria com professores de outras disciplinas, Onison realizou em sala discussões com os alunos do ensino médio sobre o tema do Jovem Senador “A Constituição Cidadã 30 anos depois”: “foram discutidos pontos importantes do documento constitucional, proporcionando aos jovens uma reflexão crítica sobre a importância desse conjunto de leis na garantia do bem-estar comum de uma nação democrática e justa”.

Para o professor, que tem feito um trabalho intensivo com seus alunos nas disciplinas Literatura e Redação, preparando-os para desafios como ENEM, vestibulares e mercado de trabalho, iniciativas como o Projeto Jovem Senador transformam os jovens em “cidadãos críticos e preparados para lidar com as situações adversas de seu meio social e atuantes na transformação de sua realidade”.

Sobre sua aluna finalista, relembra os momentos finais da seleção: “chegando aos dez finalistas, foi ficando cada vez mais difícil a escolha, pois as redações estavam num nível muito alto, mas até mesmo entre os melhores há aquele que se destaca. E, após o trabalho de seleção, chegamos à escolha daquela que representaria a escola. Qual grata foi a surpresa ao receber a notícia de que minha aluna Ana Beatriz Johnson, foi a escolhida para representar o estado do Amazonas no Jovem Senador 2018!”.

Uma mensagem para seus alunos

“O mundo é imenso e se transforma a todo instante. É preciso estar preparado para acompanhar o ritmo desse desenvolvimento. Portanto, é através do conhecimento que você será capaz de compreendê-lo e de contribuir para melhorá-lo. Nem tudo é fácil, mas com foco e determinação é possível conquistar com muito mérito os seus objetivos de vida”.