Solange Puntel Marostica Turcatto

Solange Puntel Marostica Turcatto
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola de Educação Básica João XXIII
  • Formação: Letras - Português/Inglês
  • Estudante finalista: Vanessa Loss Secchi

Minha vida profissional

A professora Solange Puntel dedica-se ao magistério há 26 anos, sempre com os anos finais do Ensino Fundamental e Médio.

Acredita que sua experiência em participar do Jovem Senador foi boa, apesar das inúmeras dificuldades que teve de superar como, por exemplo, o trabalho extraclasse, a carga horária de 40 horas semanais e as dificuldades do cotidiano. “Por outro lado, serviu de estímulo para novas leituras, troca de ideias com colegas de outas áreas, reflexão sobre as riquezas do Brasil; valores e comportamentos da sociedade brasileira outrora e na atualidade”.

Para desenvolver o tema eleito para 2017 – “Brasil plural: para falar de intolerância”, a professora Solange realizou várias etapas de discussão, pesquisa e produção de texto. “Inicialmente apresentei a proposta aos alunos, ressaltando a importância do tema, visto que nas atuais circunstâncias, a necessidade de respeitar as diferenças, de qualquer ordem, é um valor fundamental para a boa convivência e desenvolvimento de uma sociedade menos preconceituosa e igualitária. Após, propus que pensassem, pesquisassem sobre as características do Brasil – históricas, sociais, culturais, aspectos econômicos, desde o processo de colonização até o momento. Em seguida, diálogos em conjunto para socializar dados e organizá-los: mentalmente e após na lousa, que com auxílio de um esquema, sugeri como poderiam construir o texto”.

Solange acredita que o Jovem Senador auxiliou seus alunos a conhecer melhor o Brasil e a pensar sobre sua formação. “A proposta fez com que buscassem informações pertinentes ao país: aspectos culturais, econômicos e políticos. Os dados e o diálogo com a professora e colegas permitiram a verificação do quanto a pluralidade é importante e enriquecedora das relações. Consequentemente, a informação permitirá maior tolerância e ressignificará conceitos a respeito de suas ‘raízes’; considerando os pressupostos da formação para a cidadania estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais”.

A surpresa com a classificação foi grande, mas a emoção foi muito maior ao ver seu trabalho reconhecido e o esforço da aluna Vanessa premiado com a vaga para o Jovem Senador 2017.

Uma mensagem para seus alunos

“O conhecimento permite ao ser humano estabelecer relações saudáveis, respeitar diferenças; e, consequentemente, uma sociedade mais justa”.