Maria Edilene Ladislau Jadão

Maria Edilene Ladislau Jadão
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Centro de Ensino Ana Isabel Tavares
  • Formação: Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Estudante finalista: Silmark de Araújo Alencar

Minha vida profissional

Uma das mais experientes professoras da edição de 2017, Maria Edilene tem mais de 30 anos de magistério, tendo iniciado suas funções no Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa. Cinco anos depois, graduou-se e prestou concurso público para o município e Estado e começou a trabalhar no Ensino Médio. Em 2014, lecionou Literatura para o Programa de Capacitação de professores oferecido pela UEMA: Programa Darcy Ribeiro.

A professora Maria Edilene já teve a experiência de participar do Jovem Senador, mas na qualidade de mãe do aluno Fernando Alef Ladislau Jadão, vencedor pelo Estado do Maranhão em 2012. Em 2013, conseguiu entrar no quadro de professores do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares e classificar mais uma Jovem Senadora: Ana Paula Feitosa. “Desde então, sempre participo como professora, orientadora e incentivadora para que haja uma participação maciça dos nossos alunos nesse projeto. Hoje, sinto-me muito honrada em não somente termos conseguido levar mais um Jovem Senador, mas principalmente pelo protagonismo de segunda melhor redação dentre as demais”.

Na edição de 2017, o trabalho desenvolvido pela escola foi mais coletivo. “A princípio, apresentamos o projeto, o tema, no pátio da escola com todos os alunos reunidos e enfatizando que a participação de todos era fundamental, pois suas produções seriam aproveitadas como ferramenta avaliativa em Produção textual e Língua Portuguesa. Depois, juntamente com outros colegas fomos começando a trabalhar textos sobre as raízes, possíveis causas e manifestações de intolerância, através de publicações diversas, documentários dentre outros. Partimos para os ensaios de produção textual, lendo, relendo e fazendo-os reescreverem seus textos até a seleção final. Selecionamos as três melhores e enviamo-las à Unidade Regional de Educação”.

Maria Edilene acredita que o Jovem Senador tem sido uma excelente ferramenta pedagógica, “pois ao expormos e debatermos sobre o projeto em si, edições anteriores e sobre nossa performance, estimulamos nosso alunos e professores a participarem, melhorando muito suas produções textuais”.

Segundo a professora Maria Edilene, “a sensação é sempre de Alegria e de reconhecimento merecido por um trabalho que tem dado certo. Diga-se de passagem, o trabalho de toda uma escola que não mede esforços para desenvolver sua missão pedagógica”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“É preciso nos posicionarmos sempre como 'aprendiz' diante de tudo e de todos, só assim conseguiremos absorver o que não temos e somar à bagagem que já possuímos. E ter a Perseverança como aliada fundamental para uma evolução significativa   em quaisquer áreas da sua vida, pessoal e profissional. O exercício diário de estudar, refletir e tentar solucionar problemas ou superar suas limitações, por exemplo, produzirá sempre bons resultados”.