Lucimara Lopes França

Lucimara Lopes França
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: EEEFM Carlos Drumond de Andrade
  • Formação: Pedagogia
  • Representante na semana presencial, em Brasília: (Celso Silvério Belchior 288370 SSP/RO 28956133204)
  • Estudante finalista: Maique Suile Carmo dos Santos

Minha vida profissional

A professora Lucimara é uma das mais experientes participantes do Jovem Senador e conta com mais de 23 anos de magistério. Atualmente, trabalha com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental e coordena alguns projetos com o Ensino Fundamental e Médio.

Por dentro do funcionamento do Jovem Senador, Lucimara utilizou textos e debateu o tema da edição de 2017 – “Brasil plural: para falar de intolerância”. “Os alunos liam os textos e fazíamos o debate sobre a proposta, buscando discutir os principais pontos abordados em cada um, além de estudar as características do gênero textual apresentado”.

“Ao propor o trabalho com os alunos percebi que estavam interessados, mas que não conseguiam apresentar suas ideias em forma de texto. Pesquisei sobre o assunto, imprimi vários textos e fomos discutindo cada um, ora em grupo, ora individual. Percebi que além de auxiliá-los, aprendi muito e foi gratificante receber a notícia da classificação do aluno”.

Para a professora Lucimara, os alunos saem dos trabalhos de discussão do Jovem Senador com muito mais conhecimento, além de visualizarem mais expectativas em relação ao próprio futuro.

Antenada para os projetos que possam contribuir para a formação de seus alunos, Lucimara já participou do Projeto Câmara Mirim, do Parlamento Jovem Brasileiro e dos Concursos de redação da Controladoria Geral da União e da Defensoria Pública da União, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

E sobre a participação no Jovem Senador, Lucimara é só emoção ao descrever o sentimento que teve ao saber da classificação de seu aluno. “Foi muito emocionante. A gente acaba criando uma expectativa muito grande pela classificação. Mesmo sabendo da concorrência, acreditava no potencial do aluno e sabendo do seu compromisso e dedicação, estava torcendo muito por ele. Foi a consolidação do trabalho realizado e saber que contribuí durante o processo é uma alegria imensa.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Aproveitem ao máximo dessa experiência e procurem agregar conhecimentos para a vida pessoal e profissional. É uma oportunidade ímpar, que trará boas sementes e bem cuidadas, produzirão bons frutos”.