Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Maique Suile Carmo dos Santos

Maique Suile Carmo dos Santos
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: EEEFM Carlos Drumond de Andrade
  • Cidade: Presidente Médici - RO
  • Professor(a): Lucimara Lopes França

Uma frase que gosta: “Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto”. (Carl Sagan)

 

Meu perfil...

O Jovem Senador de Rondônia pretende estudar Engenharia ou Matemática e tentar uma vaga no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, escola de referência nessas áreas. Sonha em trabalhar com pesquisas, lecionar e atuar em alguma empresa de pesquisas espaciais, contribuindo para o avanço da Ciência.

Maique acredita que ação dos jovens e gosta de participar de ações sociais em sua comunidade. “Mediante a crise política que assola o país, é de suma importância que o jovem esteja incluído de forma direta na política, para que conheçam como ela está sendo exercida e quais os pontos que devem ser mudados para o bem da população”.

O Jovem Senador de Rondônia participa da Organização Internacional Lions Clube, que faz eventos beneficentes e serviços solidários. Atuou, ainda, como Guarda Mirim, um trabalho da Polícia Militar que também realiza serviços solidários.

Além disso, Maique interessa-se por ciências e por isso participou da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que reúne jovens de todo o país em uma competição de lançamentos de foguetes. “Minha equipe foi duas vezes finalista da competição, porém por falta de condições financeiras não conseguimos participar do evento, uma vez que a fase final é realizada no Rio de Janeiro”.

Como figura pública de destaque, indicou o Tenente Coronel Aviador Marcos Cesar Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a viajar em uma missão no espaço. “Eu o admiro pelo seu esforço e perseverança, pois mesmo com todas as dificuldades que a vida lhe impôs não desistiu de seu sonho”.

 

Sobre o jovem Maique Suile

Maique gosta de jogar vôlei e lançamento de dardo. Em 2017, participou dos Jogos Escolares de Rondônia, que reúnem jovens de cada cidade para competir nas mais diversas modalidades.

Em suas horas livres, gosta de assistir filmes, jogar vídeo game e observar o céu e imaginar o quanto ainda há para ser descoberto. Seu livro favorito é “O último teorema de Fermat” de Simon Singh, reforçando seu perfil de pesquisador. Quanto ao gosto musical, Maique se diz eclético e gosta de pop nacional e internacional, algumas MPB’s, rock e eletrônica.

 

E por falar em Jovem Senador...

Maique já havia tentado uma vaga no Jovem Senador em 2016, mas não conseguiu se classificar. Em 2017, finalizando o Ensino Médio, resolveu arriscar mais uma vez, pois seria sua última oportunidade. Com o apoio de sua professora Lucimara Lopes, ganhou confiança e viu seu sonho se transformar em realidade. “Ela foi uma das principais pessoas responsáveis pela minha participação, eu estava bastante desanimado, pois não havia sido selecionado no Parlamento Jovem Brasileiro e por esse motivo eu queria participar, mas tinha medo de não conseguir me classificar. Agora vejo que meu esforço, o incentivo e acompanhamento da minha orientadora valeram a pena”.

Com a seleção para o Jovem Senador, Maique era só surpresa após receber o telefonema de Brasília, avisando de sua redação vencedora. “Quando atendi o telefone e me informaram da classificação eu fiquei muito feliz, mas a ficha só veio cair no dia seguinte, quando minha orientadora e os gestores da escola foram na sala de aula me parabenizar”.

“Meus pais ficaram muito orgulhosos, pois esta talvez seja uma das minhas maiores conquistas. Não deixo de citar seu Francisco, meu avô, que aliás é um homem que admiro bastante, que chorou quando lhe dei a notícia”.

Mesmo ansioso por conhecer Brasília e os demais colegas do Jovem Senador 2017, Maique não esquece de seus colegas: “Espero que seja a melhor experiência da minha vida, vivenciar o trabalho dos parlamentares, quero fazer novas amizades, conhecer um pouco das culturas deste país plural e, principalmente, trazer para minha cidade e compartilhar com meus colegas o conhecimento que irei adquirir”.

EEEFM Carlos Drumond de Andrade
Diretor:
Celso Silverio Belchior
Professor orientador:
Lucimara Lopes França
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11