Roberta Brito Lima

Roberta Brito Lima
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza
  • Formação: Graduada em Letras Português/Vernáculas
  • Estudante finalista: Leticia Soares Ramalho

Minha vida profissional

A professora Roberta leciona há mais de 11 anos, com experiência tanto na Rede Privada quanto na Rede Pública de Ensino. Sua principal atividade é focada na Produção Textual. “Acredito na educação como veículo de transformação emancipatória dos seres humanos. Por isso tento, ao propor debates entre meus jovens alunos, estimular pensamentos críticos e perpetuação de suas ideias no texto escrito, bem como nas ações sociais”.

É a primeira vez que a professora participa do Projeto Jovem Senador como orientadora e achou a experiência excitante. “Fiquei muito contente com o empenho de todos que se dispuseram a participar na escola. Orientar nossa finalista tem sido uma experiência ímpar. Acima de tudo tivemos a certeza de que expressar opinião crítica sobre um tema tão relevante pôde chegar aos ouvidos de quem tem poderes, por assim dizer: o Legislativo”.

Em sala de aula, Roberta promoveu debates e muitas discussões sobre Diversidade. “Foi maravilhoso constatar as impressões dos alunos sobre como se encontra o contexto de (des)respeito às pluralidades no País. Criamos mapas conceituais – recordando filmes, as canções, as notícias relacionadas – para a produção do texto propriamente dito”.

A professora Roberta também já participou do Projeto “Conectando com a vida”, no Instituto Luciano Barreto Júnior, em Aracaju-SE, e está sempre atenta a novas iniciativas que possam beneficiar seus alunos.

Sobre sua aluna Letícia Soares Ramalho, é só elogios ao seu desempenho: “Ela é uma aluna muito inteligente e dedicada... ver o texto tecido de tanta empatia foi só orgulho indescritível”.

Uma mensagem para seus alunos

“Já vivi até aqui muitas dores e delícias na Educação... em todos esses momentos tentei ser a mudança que eu quis ver, parafraseando Mahatma Gandhi. Assim, lembro a todos os jovens brasileiros que como dizia nosso patrono Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.