Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Leticia Soares Ramalho

Leticia Soares Ramalho
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza
  • Cidade: Japoatã - SE
  • Professor(a): Roberta Brito Lima

Uma frase que gosta: “Nada é tão nosso quantos os nossos sonhos”. (Nietzsche)

 

Meu perfil...

Leticia Soares Ramalho é da cidade de Japoatã, no interior do Estado. Finalizando o terceiro ano do Ensino Médio, quer estudar Medicina, pois acredita que pode fazer a diferença. “Admiro a Medicina. Nela vejo o amor ao próximo, o cuidado para com o outro, com acolhimento, uma dor sendo desvendada com amor, solidariedade. É isso que quero e disso tenho certeza desde que percebi a importância do respeito à vida e à dedicação ao ser humano”.

A Jovem Senadora de Sergipe acredita no poder da ação positiva. “Acho que o melhor a se fazer não é esperar nada do futuro, mas fazer a sua parte e ver que com suas ações você pode transformar o mundo. Melhor que esperar que o mundo seja melhor, que as pessoas sejam melhores é começar por nós mesmos a nossa mudança interior, e assim atuar para fazer acontecer. Meu sonho é ver as pessoas correndo atrás das melhorias, e construindo um futuro melhor, mais justo e com muito mais oportunidades”.

Há dois anos, participa do projeto comunitário de sua cidade: “Todos contra o Aedes Aegypti”. “Realizamos visitas às casas da comunidade, pesquisas, palestras com agentes de saúde. Além disso, apresentamos paródias e encenações sobre o tema para conscientizar e dar dicas de prevenção e tratamentos para as doenças transmitidas pelo mosquito”.

Leticia acredita no poder dos jovens e acha que, como cidadãos, todos devem estar a par sobre o que acontece na política e saber escolher com responsabilidade seus representantes. “Os jovens precisam atuar fortemente, eles são a grande chance de mudança, a esperança de dias melhores para o País. Para isso eles têm que se manter atualizados sobre o que acontece na sociedade, nas propostas e decisões políticas. Devem ainda se engajar em projetos sociais nas comunidades e exercer sua liberdade de expressão de forma democrática e respeitosa”.

Uma das figuras públicas que admira é Martin Luther King, “por sua luta pela igualdade racial e por ter deixado um legado de amor ao próximo”.

Como livro favorito, Leticia indicou “Nunca desista dos seus sonhos”, de Augusto Cury. “Um livro que me encantou e me prendeu, me ensinou muito sobre a busca pelos sonhos, a persistência, aos obstáculos enfrentados e principalmente, a com esforço e dedicação conquistar a realização dos sonhos”. Além de ler, gosta também de navegar nas redes sociais e cantar. Quanto ao gênero musical, é bastante eclética, mas MPB é seu estilo favorito, junto com o rock nacional. É fã de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e outros.

Quando o assunto é família, a Jovem Senadora Sergipense não economiza elogios. “Minha família é unida, transborda amor. Estamos juntos sempre nos melhores e nos piores momentos, sempre acreditaram em mim no meu potencial... são o meu porto seguro”.

 

Falando de Jovem Senador...

Com o incentivo de sua professora de português, Roberta Brito Lima, a animação tomou conta de Leticia que ficou motivada, especialmente, pelo desejo de aproveitar a oportunidade proporcionada e a possibilidade de uma experiência nova. Trabalhar com redação e lidar com temas importantes foi um estímulo extra visando sua preparação para o ENEM. “Minha professora tem uma dedicação imensa, nas produções de texto, e em nos fazer aprender mais. Foi quem mais me motivou e me deu incentivo, acreditando na minha capacidade e me fazendo acreditar cada vez mais em mim mesma”.

Surpresa com a sua classificação para o Projeto Jovem Senador, Leticia e sua família comemoraram juntos a conquista. Em Brasília, a Jovem Senadora espera representar bem o seu Estado e aproveitar todos os momentos da nova experiência.

Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza
Diretor:
Maria José Soares Oliveira Monteiro
Professor orientador:
Roberta Brito Lima
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11