Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Leydna Karla de Carvalho

Leydna Karla de Carvalho
  • Ano de participação: 2017
  • Cidade: Goianésia - GO
  • Escola: Colégio Estadual Jalles Machado
  • Formação: Graduada em Letras e respectivas Literatura; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (SP); Tecnologias na Educação, pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro; Letramento Informacional pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Estudante finalista: Gilberto Gonçalves Gomes Filho

Minha vida profissional

A professora Leydna Karla tem muita experiência no Magistério e conta com mais de 20 anos de trabalho dedicado ao ensino. Leciona a disciplina de Língua Portuguesa e atuou também como Coordenadora Pedagógica da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Sobre o Jovem Senador, Leyda acredita que a experiência foi muito boa, especialmente pelo tema lançado em 2017 – “Brasil plural: para falar de intolerância”. “Foi uma experiência exitosa. A partir da proposta do Concurso Jovem Senador foi possível promover pesquisa, estudo e reflexão acerca da temática, a qual aguça a importância de se discutir sobre intolerância em um país onde diversidade é predominante”.

Sobre o trabalho desenvolvido para o Jovem Senador, a professora mostra um verdadeiro passo a passo para ilustrar melhor o processo de construção do texto vencedor e repassa as dicas:

  1. Pesquisa prévia sobre o assunto. (Foi sugerido alguns endereços virtuais para pesquisa).
  2. Partilha dos conteúdos pesquisados. (Roda de conversa).
  3. Discussão de ideias.
  4. Apresentação do tema.
  5. Dinâmica “Tempestade de Ideias”, registro de principais aspectos para a organização do texto.
  6. Escrita do texto.
  7. Partilha de textos elaborados pelos alunos (Leitura espontânea)
  8. Entrega do texto ao professor.
  9. Orientações para a reescrita dos textos.
  10. Reescrita dos textos.

A professora Leyda Karla acredita que a participação em projetos como o Jovem Senador contribui para a formação de seus alunos. “Pudemos abordar a temática, refletir e discutir sobre o assunto que é de muita importância para o conhecimento e formação dos educandos”. Além do JS, ela também já orientou seus alunos nas Olimpíadas de Português, Prêmio Gestão Escolar (Consed), no Concurso da Controladoria Geral da União e outras iniciativas municipais e estaduais.

Ao celebrar a conquista junto com seu aluno Gilberto, a professora Leydna Karla era só alegria, especialmente por poder confirmar que o seu trabalho foi reconhecido e que seu aluno demonstrou com muita eficiência todos os conhecimentos adquiridos e compartilhados.

Uma mensagem para seus alunos

“É necessária a ousadia, a busca pelo conhecimento, novas experiências e partilha de modo que o protagonismo juvenil enraizado em cada jovem se desenvolva e fortaleça, com condições de criarem possibilidades de produção, construção e reconstrução do saber”.

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