Jovem Senador de Goiás ganha ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

Vencedor do Jovem Senador 2017 pelo Estado de Goiás, Gilberto Gonçalves Gomes Filho, foi premiado com a medalha de ouro estadual e a de prata nacional, na edição 2018 da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, evento que é organizado pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento e conta com a participação de mais de 244 mil alunos. A Olimpíada é realizada em uma série de países, dentre eles o Brasil e difere das demais competições por ser realizada em grupo, não permitindo a participação individual dos alunos.

O evento é uma competição de matemática que atinge os últimos anos do Ensino Fundamental I e Fundamental II e o Ensino Médio. Segundo os organizadores, a Olimpíada apresenta “exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também a diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação”.

Sob a orientação da Professora Laura Veiga, Gilberto e mais alguns colegas de turma, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jalles Machado, em Goianéisa-GO, decidiram participar e fizeram a prova de 12 questões, sendo uma de língua estrangeira. Com o excelente resultado obtido, o Jovem Senador e seus colegas de classe foram convidados pela Rede POC a participar da Asia Internacional Mathematical Olympiad – AIMO 2018, que foi realizada na Tailândia no último mês de agosto, com a participação de 13 países, entre eles Filipinas, Indonésia, Hong Kong, China e Brasil.

Mas o esforço para participar da Olimpíada na Tailândia não foi só dos alunos, toda comunidade escolar se mobilizou para reunir os recursos necessários e custear a viagem dos alunos, pois as despesas não seriam pagas pela organização do evento. Assim, o Colégio Estadual Jalles Machado selecionou seis alunos e com a ajuda financeira da Prefeitura de Goianésia-GO, pode enviar Gilberto e seus colegas para o concurso internacional.

Depois de 23 horas de voo, finalmente os alunos de Goianésia chegaram à Tailândia, onde ficaram por três dias para as competições. As provas foram realizadas na University of the Thai Chamber of Commerceem, na cidade de Bangcoc, e no dia seguinte foram para a cidade de Pataya, a duas horas da capital do país. Foi a segunda vez que o Brasil participou do evento, com cerca de 225 alunos brasileiros. Gilberto e sua turma se superaram mais uma vez e conquistaram a medalha de prata na Olimpíada da Ásia, deixando ainda mais orgulhosos toda a população da cidade de Goianésia que torceu o tempo todo por mais essa conquista de seus jovens.

- Sobre a experiência na Ásia, foi uma vivência única, simplesmente incrível.  Não tenho nem palavras para descrever. Fizemos a prova no dia seguinte ao da nossa chegada junto com alunos do mundo inteiro, o intercâmbio foi muito bom. Tivemos uma programação cultural e conhecemos um pouco da religião, da gastronomia diferente, dos costumes e principalmente treinamos muito o inglês – declarou o Jovem Senador.

Feliz com a premiação alcançada e tantas experiências vivenciadas, o Jovem Senador Gilberto é só entusiasmo para ajudar os muitos colegas que agora também querem participar das Olimpíadas de Matemática.

- Estou surpreso com o número de pessoas que estão me ligando para saber como participar e pedir dicas. O jovem está buscando informações e quer participar. Tem gente de outros Estados pedindo ajuda, orientação” – afirmou Gilberto.

Na volta a Goianésia, os alunos foram recebidos com honras e muita festa. A Prefeitura da cidade organizou uma cerimônia para celebrar a conquistas dos jovens e foi nessa oportunidade que os alunos puderam apresentar as medalhas conquistadas.

- A vitória foi mais incrível porque contamos com o apoio de nossas famílias, amigos e de todos da cidade. Minha professora Laura Veiga, que leciona matemática há seis anos em nossa escola, tem grande parte nessa conquista. Ela nunca mediu esforços para nos ajudar – lembrou o Jovem Senador.

Sempre disposto a ajudar os colegas, Gilberto é uma referência quando se trata de preparar para o Jovem Senador. Ele acredita que os jovens precisam de mais oportunidades e as experiências vividas fora do ambiente escolar ajudam em muito a ampliar as visões de mundo. Que venham mais conquistas!

 

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest