Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Rosângela Venturi Barros

Rosângela Venturi Barros
  • Ano de participação: 2017
  • Cidade: Atílio Vivácqua - ES
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agostinho Simonato
  • Formação: Professora de Língua Portuguesa e Jornalista
  • Estudante finalista: Felipe Poggian Afonso

Minha vida profissional

Graduada em Língua Portuguesa e em Jornalismo, Rosângela Venturi tem experiência em docência no Ensino Fundamental, Médio e Superior e leciona há mais de 20 anos e de forma contínua. Em 2013, ingressou na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo como professora efetiva e, desde então, atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agostinho Simonato, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Sobre o Jovem Senador, a professora Rosângela acredita que foi uma experiência gratificante e surpreendente. Em sala de aula, aproveitou para estimular o debate sobre Intolerância e Pluralidade, temas que permearam as aulas no terceiro ano do Ensino Médio, em especial com sugestões de leituras específicas, debates e reflexões. “O tema do concurso deste ano é atual, necessário e interessante”.

Ao ver seu aluno selecionado para o Jovem Senador, Rosângela sentiu uma imensa alegria, esperança e motivação. Sua contribuição foi fundamental para a conquista do aluno Felipe e de toda a escola.

 

Uma mensagem para seus alunos

“É fundamental dedicar tempo à leitura, pois é por meio dela que seremos capazes de agir e também de interferir na realidade, ressignificando-a e alterando nossas próprias rotas e a de outros também”.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11