Cleisimone Batista Silva

Cleisimone Batista Silva
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Colégio Estadual Alfredo Nasser
  • Formação: Letras - Português
  • Estudante finalista: Tiago Pereira Souza

Minha vida profissional

A escolha da profissão de Cleisimone tem a poesia e a alegria daquelas estórias de conto de fadas, quando as crianças já sabem dizer o que querem ser quando crescer. Desde a 2ª série, Cleisimone já dizia que seria professora e ensinar seria sua paixão. Nessa época, ela já havia alfabetizado a irmã caçula, usando carvão e uma porta como quadro, embaixo de uma mangueira do quintal de sua casa. Quem vai dizer que não era para dar certo?

Com mais de 22 anos de experiência no Magistério, Cleisimone trabalha atualmente como professora do Estado, mas já atuou na iniciativa privada e também exerceu a função de Secretária Municipal de Educação do município de Novo Brasil (GO), por um período de seis anos.

A professora Cleisimone já havia participado do Jovem Senador em 2011, auxiliando seus alunos da 3ª série do Ensino Médio. Já em 2016, com uma turma bem engajada, apresentou novamente o Jovem Senador e o tema conquistou os alunos - “Esporte: educação e inclusão”.

“O kit enviado para as escolas para divulgação e dinamização do projeto foi muito útil. No laboratório de informática projetei o vídeo disponibilizado no site, apresentei em slides toda a sistemática do Jovem Senador, etapas do concurso e a proposta da redação argumentativa (estrutura composicional, dicas de português, navegando no tema, dentre outros links disponibilizadas no site). Também lemos e discutimos as redações finalistas de 2015, este foi o suporte que mais chamou a atenção do nosso aluno vencedor, ele analisou a produção textual da 1ª colocada nacional e pontuou algumas questões abordadas por ela. Elaborei a proposta de redação com base em vários textos sobre o tema. As produções textuais foram escritas e reescritas até chegar a final, seguindo os critérios de avaliação apresentados pelo projeto”.

Segundo a professora orientadora Cleisimone, “a participação no concurso de redação foi um importante instrumento de preparação e avaliação das produções textuais”. É uma oportunidade para os alunos se prepararem para o Enem, onde encontrarão temas e gênero similares ao proposto pelo Jovem Senador.

Com a seleção do aluno Tiago Pereira Souza, a valorização do trabalho realizado na escola foi ainda maior: “O resultado colhido foi extremamente motivador. Pais, alunos, professores sentem-se honrados em representar nosso estado em âmbito nacional. O prêmio reaviva esperanças na Educação como via de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Motiva educadores a continuar superando os embates e insistir com os alunos que precisam acreditar que é possível quando se deseja, persevera e não desiste do sonho”.

Feliz com a conquista de seu aluno Tiago, a professora Cleisimone sentiu-se orgulhosa e fortalecida: “Senti-me munida de esperanças para acreditar que vale a pena todo o esforço, todas as consultas ao fonoaudiólogo, os finais de semana, feriados em planejamentos e correções intermináveis; cada tempo gasto em leituras, correções e comentários das redações. Pois, um deles provou que é assim que faremos a diferença, mesmo numa unidade escolar com pouco mais de 200 alunos e com tantos problemas enraizados na educação moderna. Essa conquista foi para todos nós, mais que um prêmio, um incentivo para a vida toda”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Só quem faz diferente faz a diferença numa sociedade onde todos são motivados a serem iguais. Acreditar! Prosseguir! Vencer!”